Educação das Relações Étnico-Raciais: dimensões político-educacional, histórica e cultural

Resumo: Este projeto surge como demanda dos impactos positivos da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais, instituída desde 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo. Desde então, tem aumentado entre estudantes de diversos cursos de licenciatura o interesse de desenvolver pesquisas científicas acerca de temáticas concernentes às relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana. Em especial, algumas áreas vem se destacando: formação docente, políticas educacionais, história e manifestações culturais (como música e literatura, por exemplo). Aliado a isso, a vinculação deste projeto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) também possibilitou a correlação a interesses pessoais de pesquisa, concernentes aos princípios aqui propostos, ratificando, portanto, a necessidade do projeto e as potencialidades de desenvolvimento em nível de iniciação científica e pós-graduação.
Consoante a tais demandas, o interesse em desenvolver pesquisas relacionadas à literatura (especialmente a infantil e juvenil) e às políticas educacionais decorrem da minha formação acadêmica e dos estudos já desenvolvidos em ambos os campos. Desde o mestrado, o foco de interesse nas políticas educacionais de fomento à literatura na escola tem sido explorado tanto por meio de pesquisas institucionais (como a que culminou na publicação do MEC, em 2012, intitulada “Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/2003”), como pela realização de projetos individuais, como o estágio pós-doutoral, em 2017, intitulado “Relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil: a produção acadêmica stricto sensu de 2003 a 2015”. Assim, reitera-se o quanto esse projeto alia-se aos interesses pessoais e profissionais, além de contribuir com o aperfeiçoamento e especialização de estudantes da Ufes tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, no tocante à Educação das Relações Étnico-Raciais.

Data de início: 26/02/2019
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Coordenador DEBORA CRISTINA DE ARAUJO
Aluno Mestrado SONIA DALVA PEREIRA DA SILVA
Aluno Mestrado EDUARDO DA SILVA ARAUJO
Aluno Mestrado JAKSLAINE SILVA DA PENHA
Aluno Mestrado ROSÂNGELA PEREIRA DOS SANTOS

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