Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Educação

Post-Graduate Program in Education (PPGE) da Ufes

  • A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações nos campos do currículo, da docência, da formação docente e da história da educação. Investiga as teorias-práticas político-culturais articuladas aos múltiplos contextos das aprendizagens e do meio ambiente, em seus desdobramentos
    epistemológicos. Abrange questões relacionadas às dimensões ético-estético-políticas das diferentes redes
    educativas, dos processos de subjetivação, da afirmação da diferença e dos complexos desafios, impactos e
    movimentos de criação e de resistência aos processos de desigualdade vivenciados na sociedade
    contemporânea.
    Profa. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia
    Prof. Dr. Erineu Foerste
    Prof. Dr. Geide Coelho
    Profa. Dra. Janete Magalhães Carvalho
    Profa. Dra. Martha Tristão
    Profa. Dra. Regina Helena S. Simões
    Prof. Dr. Rodrigo Sarruge Molina
    Profa. Dra. Rosianny Campos Berto
    Profa. Dra. Sandra Kretli da Silva
    Profa. Dra. Silvana Ventorim
    Profa. Dra. Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
    Profa. Dra. Valdete Côco

  • Investiga a linguagem verbal, visual e audiovisual nas dimensões históricas, sociais, culturais, estéticas,
    cognitivas e políticas, em espaços escolares e não-escolares, em diferentes níveis, etapas e modalidades da
    educação. Desenvolve pesquisas sobre processos ensino-aprendizagens da língua portuguesa, das línguas
    estrangeiras e da matemática; sobre a alfabetização, a leitura e a escrita; sobre a literatura; sobre arte e
    educação; sobre a comunicação e as tecnologias; sobre a formação dos profissionais que atuam com a
    linguagem na educação. Inclui ainda as políticas de educação voltadas para esses objetos e para as
    questões afeitas a diferenças e a desigualdades sociais.
    Profa. Dra. Cleonara Maria Schwartz
    Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo
    Profa. Dra. Dania Monteiro Vieira Costa
    Profa. Dra. Debora Cristina de Araújo
    Profa. Dra. Gerda Margit S. Foerste
    Profa. Dra. Kyria Rebeca N. L. Finardi
    Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi Salgueiro
    Profa. Dra. Priscila Monteiro Chaves
    Prof. Dr. Robson Loureiro
    Profa. Dra. Vania Maria P. dos Santos-Wagner

  • Investiga a constituição de sujeitos público-alvo da educação especial imersos nas práticas educativas
    escolares e não-escolares inclusivas. Tem como temas privilegiados a pesquisa em: educação, escola e
    processos de desigualdade e de inclusão/exclusão; políticas de educação especial na educação básica e no
    ensino superior; políticas da educação bilíngue para surdos; processos de ensino e de aprendizagem no
    campo da educação especial; práticas pedagógicas e currículo na perspectiva inclusiva; formação de
    professores, tradutores/intérpretes de Libras e gestores de educação especial; estudos comparados em
    educação especial.
    Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira
    Profa. Dra. Andressa Mafezoni Caetano
    Profa. Dra. Denise Meyrelles de Jesus
    Prof. Dr. Douglas Melo Christian Ferrari de Melo
    Prof. Dr. Edson Pantaleão Alves
    Prof. Dr. Hiran Pinel
    Profa. Dra. Lucyenne Mattos da Costa Vieira Machado
    Profa. Dra. Mariangela Lima de Almeida
    Prof. Dr. Reginaldo Célio Sobrinho
    Prof. Dr. Rogério Drago
    Profa. Dra. Sonia Lopes Victor

  • A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações que abrangem os
    conhecimentos históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e da ciência política que norteiam
    as pesquisas da educação em seus processos formativos e em suas políticas públicas. Investiga a
    educação no contexto dos direitos humanos, do trabalho, da justiça social, da desigualdade, da
    democracia, bem como pesquisa os movimentos sociais e seus processos educativos; a organização
    do trabalho escolar; a gestão dos sistemas educacionais; o planejamento, a implantação e a avaliação
    das políticas públicas na educação contemporânea. Realiza estudos comparados em políticas
    educacionais.
    Profa. Dra. Carina Copatti
    Profa. Dra. Edna castro de Oliveira
    Profa. Dra. Eliza Bartolozzi Ferreira
    Profa. Dra. Gilda Cardoso Araújo
    Prof. Dr. Marcelo Lima
    Profa. Dra. Maria Elizabeth B. de Barros
    Profa. Dra. Miriã Lúcia Luiz
    Profa. Dra. Sandra Soares Della Fonte
    Profa. Dra. Vania Carvalho Araújo
    Prof. Dr. Wagner dos Santos

O PPGE foi criado em 1978 e credenciado em 02/02/1999 (Portaria MEC nº182). Com 45 anos de existência, é o único Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE) que oferta o curso de doutorado em Educação. Esse fato lhe confere um papel significativo no cenário regional e nacional, pois possui ação efetiva no desenvolvimento de estudos e pesquisas em organizações/instituições públicas e privadas do estado e do país. Desde a sua implantação até o presente, o Programa busca contribuir para o desenvolvimento da educação brasileira, através do aprofundamento de estudos, da realização de pesquisas e da produção de teorias que concorram para o avanço do saber e do fazer educativos. A partir de uma reflexão crítica e sistemática sobre práticas educativas no contexto social brasileiro, procura-se compreender as determinações dessas práticas, vinculando-as às suas dimensões sociais, psicológicas, políticas, econômicas e culturais.

O trabalho de pesquisar a realidade educacional estadual e nacional permite uma inserção científica e social de grande relevância para o desenvolvimento da educação. É destacada a atuação do PPGE na formação de professores e técnicos que trabalham nas redes da educação básica e do ensino superior público e privada, sobretudo no Espírito Santo. O acompanhamento dos egressos revela uma significativa empregabilidade dos mestres e doutores que passaram a ocupar os postos de trabalho na UFES, IFs e no ensino superior privado. A formação de mestres e doutores também é estendida para outros profissionais brasileiros e estrangeiros. O PPGE, ao longo de sua história, recebe alunos estrangeiros vindos de países latino-americanos, africanos e europeus. Dessa forma, o PPGE também contribui no processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia de muitos países.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Educação desde 1978 e o curso de Doutorado em Educação desde 2004 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 6 na última avaliação.

O programa já formou 464 mestres e 284 doutores e conta com 227 alunos regularmente matriculados, sendo 84 no mestrado e 143 no doutorado.

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