Projetos de Pesquisa

Linha 1 - Docência e Gestão de Processos Educativos

EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA:

ITAMAR MENDES DA SILVA:

JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA:

KALLINE PEREIRA AROEIRA:

LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES:

PATRÍCIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI:

Mediação pedagógica na formação inicial e continuada de professores - Coordenador

Descrição: O projeto de pesquisa se situa no campo das investigações sobre a docência na educação básica no que se refere a Educação em Ciências. A partir da matriz histórico-cultural, apresenta o conceito de mediação como elemento central na formação inicial e continuada de professores; e na promoção dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica. O enfoque metodológico é baseado na pesquisa ação crítico colaborativa. Tem como objetivo a promoção de processos coletivos de reflexão na formação de professores de ciências e biologia considerando a interface escola e universidade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) . 

Integrantes: Patrícia Silveira da Silva Trazzi - Coordenador / JUNIA FREGUGLIA - Integrante / Mirian Jonis silva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 6

A formação de professores nos cursos de licenciatura na UFES: a contribuição das disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado - Integrante

Descrição: O questionamento que se apresenta no exercício da produção deste estudo, privilegia discutir a relação entre o Estágio Supervisionado/Práticas de Ensino e a Didática, e como esta marca o seu lugar nesses processos de formação de professores. Refere-se a projeto de pesquisa guarda-chuva que busca estudar a relação entre a Didática e o campo de Estágio Supervisionado na formação pedagógica de futuros professores. Especificamente visa: analisar como a Didática tem sido caracterizada em programas de ensino de cursos de licenciatura da UFES; pesquisar os diálogos identificados entre a Disciplina de Didática e Estágio, considerando a visão de professores relacionados a essas disciplinas e; propor possibilidades em relação ao fortalecimento do trabalho com as disciplinas de Didática e Estágio em cursos de licenciatura. O estudo proposto apresenta semelhanças com os procedimentos pautados no estudo de caso etnográfico. As fontes documentais nesse contexto serão programas das disciplinas de Didática e de Estágios Supervisionados. Os participantes da pesquisa serão 22 professores que atuam com a disciplina de Estágio e/ou Didática em licenciaturas da Universidade Federal do Espírito Santo, que após esclarecidos em relação as características deste estudo, participarão da pesquisa por adesão voluntária.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Patrícia Silveira da Silva Trazzi - Integrante / JUNIA FREGUGLIA - Integrante / kALLINE PEREIRA AROEIRA - Coordenador / SOLER GONZALES - Integrante

Práticas docentes de mediação da leitura de textos de conteúdos de Ciências e Biologia - Integrante

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Junia Freguglia Machado Garcia em 02/05/2016.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Patrícia Silveira da Silva Trazzi - Integrante / JUNIA FREGUGLIA - Coordenador / Mirian Jonis silva - Integrante

 

RENATA DUARTE SIMÕES:

Formação de professores: aspectos históricos em Educação do Campo - Coordenadora
A formação de professores em regime de alternância na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/Ufes)na dinâmica do Tempo-Universidade, Tempo-Comunidade e Auto-Organização dos estudantes - Integrante

SANDRA KRETLI DA SILVA:

TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI:

 

VALTER MARTINS GIOVEDI:

DIDÁTICA CRÍTICO-LIBERTADORA FREIREANA: fundamentos, conceito, elementos constituintes e práticas - Coordenador

Descrição: Esta pesquisa trata da Didática Freireana. Com ela, pretende-se sistematizar a concepção Didática Crítico-Libertadora de Paulo Freire, evidenciando os seus fundamentos, conceitos, elementos constituintes e implicações para as práticas pedagógicas. Para se atingir esse objetivo, será feita uma pesquisa bibliográfica que vai se desenvolver sobre onze obras de Paulo Freire, selecionadas de tal modo que abarque as diferentes épocas de produção teórica do autor no século XX (anos 60, anos 70, anos 80 e anos 90). Assim, este trabalho pretende mergulhar no pensamento de Paulo Freire para evidenciar a concepção de Didática que dele emerge. Dessa forma, esperamos contribuir com a reflexão e prática de todos e todas que têm Paulo Freire como referência praxiológica para organizar o trabalho pedagógico no contexto de aula.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Valter Martins Giovedi - Coordenador.

A formação de professores em regime de alternância na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/Ufes)na dinâmica do Tempo-Universidade, Tempo-Comunidade e Auto-Organização dos estudantes - Integrante

 

Linha 2 - Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão escolar

ALEXANDRO BRAGA VIEIRA:

ANDRESSA MAFEZONI CAETANO:

O conceito de deficiência mental/intelectual e inteligência na área da Educação Especial - Coordenador

Descrição: O Projeto intitulado O conceito de deficiência mental/intelectual e inteligência na área de educação especial?, justifica-se entre outros motivos, pelo fato de que, o conceito de deficiência mental/intelectual tem, ao longo da história da Educação Especial, realizado percursos que vêm levando a uma imprecisão desse conceito, o que tem, em termos de escolarização, caracterizado o sujeito na esfera biológica, retirando-o do status sociocultural. Esse movimento desenha um sujeito inadequado ao ensino regular vigente, somando-se às políticas internacionais e nacionais que subsidiam a área da Educação Especial, além das orientações no Brasil dos manuais diagnósticos e estatísticos. O objetivo é o de aprofundar o conhecimento acerca do conceito de deficiência mental/intelectual baseado no de inteligência.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . 

Integrantes: Andressa Mafezoni Caetano - Coordenador / Vitor Gomes - Integrante / Douglas Cristhian Ferrari - Integrante / Marcia Denise Pletsch - Integrante / Jair Ronchi Filho - Integrante / Mariangela Lima de Almeida - Integrante / Mariana Karoline Dias Coelho Estevam - Integrante / Rosemar Santos Soares - Integrante.

FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS: PERSPECTIVAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Integrante

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . 

Integrantes: Andressa Mafezoni Caetano - Integrante / Eldimar Caetano - Integrante / Mariangela Lima de Almeida - Coordenador

A fenomenologia da diferença: uma compreensão fenomenológica do conceito da diferença a partir dos filmes - Integrante

Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo o desvelamento uma fenomenologia da diferença constituída a partir de conteúdos fílmicos. Pretende Imergir dentro da realidade cinematográfica no intuito da compreensão de intencionalidades dos diretores, evidenciar como se dão as interrelações entre personagens a partir da perspectiva dos filmes e realizar um mapeamento das produções cinematográficas escolhidas e compreendidas a partir de encontros presenciais(grupo de estudo). Em termos metodológicos pretende utilizar conceitos a partir das concepções teóricas de Merleau-ponty a partir da dimensão do sujeito imbricado/carnal. Utilizará momentos presenciais e não presenciais, divididos em 4 etapas: Teorias e conceitos iniciais da fenomenologia( em qual será realizada leitura de bibliografia sobre a fenomenologia , Levantamento de filmes( realizado a partir do grupo de estudos), Fruição dos filmes e Produção de artigo. Uma vez que uma pesquisa fenomenológica tem como intuito o desvelamento e vivência dos fenômenos fugindo a apriorismos ou pré-concepções os resultados ou expectativas diante a esses estarão vinculados as interrelações entre as pessoas na análise e fruição dos filmes.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Andressa Mafezoni Caetano - Integrante / Vitor Gomes - Coordenador / HIRAN PINEL - Integrante

 

CLEYDE RODRIGUES AMORIM:

DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA:

A leitura na fase inicial da alfabetização - Coordenadora

Descrição: Visa desenvolver um estudo sobre a leitura em uma perspectiva discursiva na fase inicial da alfabetização, buscando: a. Identificar as ideias que as crianças têm sobre a leitura. b. Discutir como as crianças, no processo inicial da alfabetização, se relacionam com os textos escritos. c. Dialogar como a leitura, em uma perspectiva discursiva, pode ser incorporada a prática educativa da fase inicial da alfabetização.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . 

Integrantes: Dania Monteiro Vieira Costa - Coordenador / Renata Strzepa Potkul - Integrante / Alzenira Barcelos Monteiro - Integrante.

 

DEBORA MONTEIRO DO AMARAL:

COMPREENDENDO A EVASÃO (OU EXPULSÃO) NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFES (CAMPUS GOIABEIRAS) - Coordenadora

Descrição: Este projeto busca fomentar, acompanhar e pesquisar os fatores que levaram, ou podem levar, à evasão ou expulsão de estudantes do Curso de da Licenciatura em Educação do Campo da UFES (Campus Goiabeiras). A justificativa desta pesquisa é por conta do contexto que estamos acompanhando do gradativo abandono de um número expressivo de estudantes do curso logo nos primeiros semestres letivos da graduação. Considerando que a não continuidade dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo tem se mostrado uma condição evidente até o momento, fomos levados a iniciar este estudo na tentativa de reunir elementos que possam ajudar na compreensão dessa realidade e a propor ações que possam contribuir para a superação dos problemas observados e na prevenção de futuros casos de evasão ou expulsão. A metodologia de levantamento e produção de dados será quantitativa (utilizando de pesquisa documental e dados levantados através dados do Sistema de Informação para o Ensino ? SIE - da UFES, instrumento que permite acesso a diversas consultas quantitativas e qualitativas a respeito da vida acadêmica na Universidade) e qualitativa, baseada nas premissas da educação popular e pedagogia libertadora de Paulo Freire, utilizando como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. A expectativa é que o projeto contribua com a minimização da evasão/ expulsão de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) 

Integrantes: Débora Monteiro do Amaral - Coordenador / Roberta Gonçalves Duarte - Integrante

A formação de professores em regime de alternância na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/Ufes)na dinâmica do Tempo-Universidade, Tempo-Comunidade e Auto-Organização dos estudantes - Integrante

Descrição: Estuda o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Goiabeiras). Analisa o processo de alternância do curso ? Tempo-Universidade (TU) e Tempo-Comunidade (TC) ? na formação de professores e a auto-organização dos estudantes para a gestão da licenciatura. Desenvolver-se-á em duas etapas: a) análise dos processos de institucionalização da licenciatura (2015 a 2018); b) análise das práticas docentes dos egressos da LEdoC/UFES (2018 a 2020). Como metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo realizada por meio da análise de documentos e a aplicação de questionários a serem respondidos por alunos e professores envolvidos na licenciatura. Interessa-nos evidenciar como os tempos/espaços formativos da alternância contribuem para a formação do professor por área de conhecimento e como elas estão conectadas com a materialidade que deu origem ao curso. Parte das categorias centrais do Materialismo Histórico Dialético, tendo como base a ideia da totalidade; da materialidade; da historicidade e da contradição, que atravessam a realidade social do campo. Pretende a construção de um olhar a partir da totalidade, indicando, como neste processo, consolida uma proposta de formação de professores determinada por uma concepção de Educação do Campo no âmbito da Licenciatura ofertada pela UFES ? Campus Goiabeiras.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Débora Monteiro do Amaral - Integrante / Valter Martins Giovedi - Integrante / Dulcineia Campos Silva - Coordenador / Renata Duarte Simones - Integrante

 

DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER? - Coordenador

Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer a história da educação como políticas públicas para pessoas com deficiência visual no Espirito Santo. Os objetivos específicos do estudo são: 1. Imerso na produção histórica e social da segunda metade do século XX no Espirito Santo, conhecer as trajetórias profissionais dos professores de alunos com deficiência visual no Espirito Santo; 2. Compreender como se configuraram e quais os movimentos praticados pelo Poder Público para a execução dessas políticas. 3. Estudar as determinações sociais, econômicas e políticas do estado do Espirito Santo que promoveram o processo de escolarização da pessoa com deficiência na educação básica. Como procedimento metodológico utilizaremos as memórias pessoais e profissionais produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas e temáticas, de acordo com análise de conteúdo (Bardin, 2004). A análise dos dados compreenderá três eixos temáticos: determinações sociais, econômicas e políticas da elaboração e execução das políticas públicas, processos de escolarização do aluno com deficiência visual, trajetórias profissionais dos professores e a busca por documentos produzidos. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos com deficiência visual no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acesso das pessoas com deficiência visual à educação básica; 3. Conhecer a singularidade dos professores que produziram a história da educação das pessoas com deficiência visual no Espirito Santo; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas desses professores; 5. Socializar os resultados parciais e finais em livros, congressos e periódicos da área.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1)

Integrantes: Douglas Christian Ferrari de Melo - Coordenador / SARA FALCÃO GUEDES DE OLIVEIRA - Integrante / JULIANO DELABIANCA - Integrante / Arneida Coutinho Carvalho Boniatti - Integrante / MARIANA SATURNINO DE PAULA - Integrante / Patrícia Teixeira Moschen Lievore - Integrante / ANNELIZE DAMASCENO SILVA RIMOLO - Integrante.

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Integrante

Descrição: O projeto de pesquisa será realizado no período de maio de 2018 a julho de 2019. Objetiva aprofundar o conhecimento acerca do conceito de deficiência mental/intelectual, baseado no de inteligência. Tem como objetivos específicos: a) compreender a construção do conceito de inteligência; b) compreender a construção do conceito deficiência mental/intelectual; c) discutir a relação entre os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual e sua apreensão no âmbito escolar; d) discutir a inter-relação entre a eugenia intelectual na atualidade e os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual; e) problematizar a classificação da deficiência mental/intelectual e seu uso escolar a partir da produção da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Devolopmental Disabilities), do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ¬ quinta edição (Diagnostic and Statistic and Statistical Manual of Mental Disorders ¬ Five Edition), da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e (CID-11), Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (International Classification of Functioning, Disabilities and Health) e normatizações inter-relacionadas; e f) discutir a relação do construto deficiência mental/intelectual com outros campos de saber. É um projeto que tem por base a pesquisa qualitativa e o método dialético, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva e analítica. Adotará como referencial teórico, as contribuições da perspectiva histórico-cultural e de pesquisadores da área da educação que seguem a mesma linha de discussão e estudos.

 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . 

Integrantes: Douglas Christian Ferrari de Melo - Integrante / Mariangela Lima de Almeida - Integrante / ANDRESSA MAFEZONI CAETANO - Coordenador / VITOR GOMES - Integrante / JAIR RONCHI FILHO - Integrante / MÁRCIA DENISE PLETSCH - Integrante

 

DULCINEA CAMPOS SILVA:

JAIR RONCHI FILHO:

A medicalização na Educação infantil:análises de encaminhamentos docentes - Coordenador

Descrição: Estudos demonstram que apesar de mais de 90% das crianças brasileiras em idade escolar estarem incluídas no ensino fundamental, a precariedade dessas escolas não lhes permite nem mesmo a aprendizagem da leitura e da escrita. Na educação infantil nota-se um avanço na cobertura do atendimento para as crianças de 4 a 6 anos, e uma necessidade premente de ampliação de vagas para as crianças de 0 a 6 anos. Contudo, devido às concepções utilizadas pelo corpo técnico dos centros de educação e infantil e das escolas, ocorre um processo de culpabilização das crianças cada vez mais precoce pela sua não aprendizagem, tendendo para uma medicalização do problema. Esta pesquisa documental tem como objetivo identificar como ocorrem nos centros de educação infantil municipais de Vitória, o processo de classificação e encaminhamento das crianças ditas com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Com esse propósito realizaremos análise dos documentos que contenham os registros dos problemas de desenvolvimento e aprendizagem apresentados pelas crianças, suas classificações, encaminhamentos e diagnósticos. Os resultados obtidos serão apresentados por meio de descrição do conteúdo dos documentos analisados e de categorias constituídas com a análise de conteúdo desenvolvida. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) . 

Integrantes: Jair Ronchi Filho - Coordenador / Elizabete Bassani - Integrante.

Número de orientações: 3

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Integrante

 

MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA:

FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS: PERSPECTIVAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Coordenador
O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Integrante

PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE:

 

SOLER GONZALEZ:

Educação ambiental, meio ambiente, representações sociais, narrativas e práticas pedagógicas nos cotidianos escolares - Coordenador

Descrição: O presente subprojeto de pesquisa será realizado juntamente com professores/as da rede pública de ensino de escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória, ES, situadas próximas ou em áreas de proteção ambiental. O objetivo central consiste em investigar e problematizar as representações sociais, que circulam e que são produzidas por professores e professoras, tanto nas suas práticas pedagógicas docentes como em suas vidas cotidianas, em relação ao que se entende por ?meio ambiente?, ?educação ambiental? e sobre os principais ?problemas socioambientais? da Grande Vitória. Para isso, faremos aproximações metodológicas com as pesquisas narrativas e pesquisas com os cotidianos escolares. Para a produção de dados utilizaremos narrativas, conversas, entrevistas conversadas e gravadas sobre algumas problemáticas socioambientais atuais e locais, dentre elas, abordaremos, a poluição dos manguezais, rios e mares, enchentes, consumismo desenfreado, desmatamento da Mata Atlântica, a intensa urbanização, a queima da turfa no município de Serra, ES, a tragédia/crime da Samarco, o ?pó preto? e outras que podem emergir com as narrativas e conversas com os sujeitos da pesquisa. Os resultados esperados visam indicar o potencial político, pedagógico e ecológico dessas representações sociais nas práticas pedagógicas cotidianas de professores e professoras.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) 

Integrantes: Soler Gonzalez - Coordenador / Lucas de Souza Leite - Integrante

Narradores da Maré: geografias dos manguezais capixabas e formação de professores/as - Coordenador

Descrição: O subprojeto pretende pesquisar, analisar e registrar, por meio de narrativas, fotografias e diários de campo, as artes de morar e pescar dos pescadores do litoral de Conceição da Barra e suas relações com as recentes dinâmicas e com os impactos socioambientais nas áreas de manguezais da região. Tal proposta se justifica pelo fato desse litoral apresentar graves impactos socioambientais que podem estar interferindo no modo de vida comunitário e na pesca local. A metodologia aproxima das pesquisas narrativas e das pesquisas com os cotidianos. Na produção de dados estão previstas as análises e os registros desses impactos socioambientais e das entrevistas conversadas, narrativas, assim como a produção de acervos fotográficos e diários de campo, relacionados com as artes de morar e pescar e os saberes socioambientais e ecológicos das comunidades ribeirinhas do litoral de Conceição da Barra. Esperamos com esse subprojeto, apresentar algumas contribuições políticas, pedagógicas e ecológicas de grupos sociais que vivem e sobrevivem nas margens e às margens da sociedade para a formação docente, desencadeando possibilidades de enfrentamos e de alternativas por meio de uma concepção de educação ambiental política, ética, estética, libertária e de resistências frente aos problemas socioambientais e ecológicos sentidos por essas comunidades locais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1)

Integrantes: Soler Gonzalez - Coordenador / GABRIEL Silva Nogueira - Integrante.

A formação de professores nos cursos de licenciatura na UFES: a contribuição das disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado  - Integrante

 

VITOR GOMES:

Diálogos com a fenomenologia na educação - Coordenador

Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivos/pilares imergir de forma existencial e compreensiva na teoria fenomenológica para que possamos emergir, ,divulgar e promover o método fenomenológico de pesquisa a partir da perspectiva educacional. A partir de estudos e atividades de extensão que envolvem: formações em serviço de educadores que atuam em diversos contextos educativos, produções de materiais visuais educativos, grupos de estudo, criação de site e outras possibilidades. O projeto almeja desvelar contribuições da fenomenologia para os saberes e fazeres que envolvem as práticas educativas em contextos educativos diversos de forma a apresentar aspectos relativos a sua metodologia como possibilidade de compreensão e interpretação dos distintos aspectos que envolvem as questões de ensino e aprendizagem nos mais variados contextos educativos possíveis.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3)

Integrantes: Vitor Gomes - Coordenador / HIRAN PINEL - Integrante / Maria Amélia Barcellos Fraga - Integrante / Jacyara Manhoga Paiva - Integrante / Edson Maciel Junior - Integrante / João Assis Rodrigues - Integrante / Alessandro da Silva Guimarães - Integrante / João Simplício Porto - Integrante / Jannaína Calixto de Lima - Integrante / Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley - Integrante / Isabel Cristina Dose Lage de Almeida - Integrante

A fenomenologia da diferença: uma compreensão fenomenológica do conceito da diferença a partir dos filmes - Coordenador

Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo o desvelamento uma fenomenologia da diferença constituída a partir de conteúdos fílmicos. Pretende Imergir dentro da realidade cinematográfica no intuito da compreensão de intencionalidades dos diretores, evidenciar como se dão as interrelações entre personagens a partir da perspectiva dos filmes e realizar um mapeamento das produções cinematográficas escolhidas e compreendidas a partir de encontros presenciais(grupo de estudo). Em termos metodológicos pretende utilizar conceitos a partir das concepções teóricas de Merleau-ponty a partir da dimensão do sujeito imbricado/carnal. Utilizará momentos presenciais e não presenciais, divididos em 4 etapas: Teorias e conceitos iniciais da fenomenologia( em qual será realizada leitura de bibliografia sobre a fenomenologia , Levantamento de filmes( realizado a partir do grupo de estudos), Fruição dos filmes e Produção de artigo. Uma vez que uma pesquisa fenomenológica tem como intuito o desvelamento e vivência dos fenômenos fugindo a apriorismos ou pré-concepções os resultados ou expectativas diante a esses estarão vinculados as interrelações entre as pessoas na análise e fruição dos filmes.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) 

Integrantes: Vitor Gomes - Coordenador / HIRAN PINEL - Integrante / Andressa Mafezoni Caetano - Integrante / Maria Amélia Barcellos Fraga - Integrante / Jannaína Calixto de Lima - Integrante / Isabel Cristina Dose Lage de Almeida - Integrante

O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Integrante

Descrição: O projeto de pesquisa será realizado no período de maio de 2018 a julho de 2019. Objetiva aprofundar o conhecimento acerca do conceito de deficiência mental/intelectual, baseado no de inteligência. Tem como objetivos específicos: a) compreender a construção do conceito de inteligência; b) compreender a construção do conceito deficiência mental/intelectual; c) discutir a relação entre os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual e sua apreensão no âmbito escolar; d) discutir a inter-relação entre a eugenia intelectual na atualidade e os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual; e) problematizar a classificação da deficiência mental/intelectual e seu uso escolar a partir da produção da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Devolopmental Disabilities), do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ¬ quinta edição (Diagnostic and Statistic and Statistical Manual of Mental Disorders ¬ Five Edition), da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e (CID-11), Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (International Classification of Functioning, Disabilities and Health) e normatizações inter-relacionadas; e f) discutir a relação do construto deficiência mental/intelectual com outros campos de saber. É um projeto que tem por base a pesquisa qualitativa e o método dialético, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva e analítica. Adotará como referencial teórico, as contribuições da perspectiva histórico-cultural e de pesquisadores da área da educação que seguem a mesma linha de discussão e estudos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1)

Integrantes: Vitor Gomes - Integrante / Jair Ronchi - Integrante / Andressa Mafezoni Caetano - Coordenador / Mariangela Lima de Almeida - Integrante / Douglas Christian Ferrari de Melo - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Integrante / Mariana Karoline Dias Coelho Estevam - Integrante

 

 

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