A CATARSE MUSICAL NA REEDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: FORMAÇÃO, MÚSICA E EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO E GEORGES SNYDERS

Nome: RENATA ROSA WEIXTER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBSON LOUREIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno
MONIQUE ANDRIES NOGUEIRA Examinador Externo
ROBSON LOUREIRO Orientador
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico-analítico, busca nos canteiros da filosofia e da edu-cação a interlocução e a tensão entre os fundamentos filosóficos da Teoria Crítica da Sociedade em Theodor Adorno e da Teoria Educacional Crítica em Georges Snyders. Tem como tema as relações entre a educação, a música e a estética e preocupa-se com a potencialidade da categoria catarse musical adorniana como elemento para a formação estético-cultural e reeducação dos sentidos de professores e alunos. A per-gunta-problema que baliza a investigação diz respeito às condições de possibilidades de esse conceito contribuir para a formação estético-cultural de professores e alunos no sentido de favorecer experiências que instiguem a reflexão crítica em direção à Bildung humana. Apresenta a hipótese de que a catarse musical adorniana é parte intrínseca da obra de arte que, em conjunção com outros elementos, tende a produzir um estranhamento no fruidor capaz de realizar uma inflexão em direção à obra e tam-bém um movimento de autorreflexão crítica sobre si mesmo em relação à sociedade. O objetivo desta pesquisa é o de destacar a importância do conceito da catarse ador-niana para a discussão em torno da Bildung em contraposição a Halbbildung, em es-pecial, no que diz respeito a formação estético-cultural. Busca enfatizar, também, às contribuições de Georges Snyders e suas propostas de experiências metodológicas reflexivas de fruição dos elementos constituintes da obra-prima musical. Esta pes-quisa propõe que uma educação crítica, por meio da experiência catártica adorniana das obras de arte musicais em conjunção com as experiências das alegrias da obra-prima musical proposta por Snyders, a ser realizada por professores e alunos, seja capaz de contribuir para, além da reeducação dos sentidos, possibilitar estímulos ao pensamento crítico, a autonomia e a emancipação desses sujeitos. Esta investigação auferiu que a realização, por professores e alunos, do exercício do estranhamento catártico em relação à obra de arte musical na escola pode, além de ampliar o gosto estético-cultural, contribuir com a reeducação dos sentidos e a restituição da capaci-dade de pensamento e reflexão possibilitando um processo consciente e crítico de compreensão da natureza humana não reduzido aos interesses do mercado e alheio aos valores humanos mais caros como a fraternidade, a equidade de direitos e a jus-tiça social.

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