The constitution of teaching and the (inter) connection of knowledge with children in Early Childhood Education in/in contemporary times

Resumen: A presente proposta de pesquisa se interconecta com o PET Conexão de Saberes Educação – PET EDU, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil – GEPAEI e o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação – PPGMPE, os quais visam desenvolver atividades com estudantes de graduação (Artes Visuais, Educação Física e Pedagogia), da pós-graduação (PPGMPE) e professoras/es da Educação Básica. Objetiva refletir sobre a docência em diálogo com as crianças da Educação Infantil a partir do campo das Linguagens e da Educação (Artes Visuais, Educação Física e Pedagogia), ressaltando a CENTRALIDADE DOS CORPOS INFANTIS e das IMAGENS e NARRATIVAS que as atravessam cotidianamente, como dispositivos de mediação e sensibilização nos diferentes contextos da vida e dos sujeitos que dela fazem parte. Sujeitos esses que, pelo próprio caráter político, crítico, cultural, étnico, geográfico, econômico, social e educacional nos provocam e nos incitam a colocá-los sob a luz da contemporaneidade. A proposta perpassará pelo ensino, pesquisa e extensão voltados para pensar os corpos infantis invisibilizados, ou seja, os que ficam à margem: corpos racializados (negros e indígenas), corpos femininos e corpos com deficiência. A pesquisa etnográfica (Corsaro, 2005; Sarmento, 2004, Sirota, 2005, Montandom, 2005 e Cohn, 2005) se sustenta na perspectiva histórico cultural fundamentada em Vigotski (2010), na dialogicidade e discursividade apoiada pela arquitetônica de Bakhtin (2000; 2010) e na decolonialidade, orientada e sensibilizada por hooks (2017), Kilomba (2019) e Fanon (2008), por meio de um trabalho colaborativo (NÓVOA, 2012) e uma escrita A/R/Tográfica (DIAS; IRWIN, 2013), com um viés afetivo que a pesquisa etnográfica pressupõe, ao estudar populações primitivas e minorias culturais. A temática se torna premente na constituição inicial das/os estudantes, pois vai ao encontro da escola contemporânea que busca professoras/es críticas/os, reflexivas/os, pesquisadoras/es e éticas/os.

Fecha de início: 31/03/2023
Plazo (meses): 24

Participantes:

Rolorden descendente Nombre
Coordinator * MARGARETE SACHT GOES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910