Resumen: Esta pesquisa está inserida no campo da educação em ciências e trata especificamente do ensino da leitura de textos de conteúdo científico, tendo em vista a discussão sobre a formação de leitores nas diversas disciplinas escolares e a autonomia intelectual dos estudantes, conforme os princípios da alfabetização científica. A investigação fundamenta-se na teoria histórico-cultural de formação dos sujeitos leitores e nos processos de compreensão e significação do ato de ler, bem como na formação docente para o ensino da leitura. Por meio da observação e registro de aulas de Ciências da Natureza e entrevistas com os professores, serão produzidas narrativas nas quais pretendemos identificar as práticas de leitura realizadas nesse contexto, além de extrair os significados atribuídos ao ato de ler e às práticas docentes de mediação de leitura pelos professores. A análise das narrativas será feita utilizando a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galliazzi, de modo que os objetivos iniciais poderão ser ampliados de acordo com os dados que serão produzidos. O metatexto final será constituído por reflexões, bem como por indicação de práticas de leitura em aulas de Ciências, como contribuição à formação de professores formadores de leitores e ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências.

Fecha de início: 05/06/2024
Plazo (meses): 24

Participantes:

Rolorden descendente Nombre
Coordinator * JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910