Resumen: Estudos demonstram que apesar de mais de 90% das crianças brasileiras em idade escolar estarem incluídas no ensino fundamental, a precariedade dessas escolas não lhes permite nem mesmo a aprendizagem da leitura e da escrita. Na educação infantil nota-se um avanço na cobertura do atendimento para as crianças de 4 a 6 anos, e uma necessidade premente de ampliação de vagas para as crianças de 0 a 6 anos. Contudo, devido às concepções utilizadas pelo corpo técnico dos centros de educação e infantil e das escolas, ocorre um processo de culpabilização das crianças cada vez mais precoce pela sua não aprendizagem, tendendo para uma medicalização do problema. Esta pesquisa documental tem como objetivo identificar como ocorrem nos centros de educação infantil municipais de Vitória, o processo de classificação e encaminhamento das crianças ditas com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Com esse propósito realizaremos análise dos documentos que contenham os registros dos problemas de desenvolvimento e aprendizagem apresentados pelas crianças, suas classificações, encaminhamentos e diagnósticos. Os resultados obtidos serão apresentados por meio de descrição do conteúdo dos documentos analisados e de categorias constituídas com a análise de conteúdo desenvolvida.
Fecha de início: 02/05/2016
Plazo (meses): 24
Participantes:
Rol | Nombre |
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Coordinator * | JAIR RONCHI FILHO |
Vice coordinator * | ELIZABETE BASSANI |