Resumen: O projeto de pesquisa será realizado no período de maio de 2018 a julho de 2019. Objetiva aprofundar o conhecimento acerca do conceito de deficiência mental/intelectual, baseado no de inteligência. Tem como objetivos específicos: a) compreender a construção do conceito de inteligência; b) compreender a construção do conceito deficiência mental/intelectual; c) discutir a relação entre os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual e sua apreensão no âmbito escolar; d) discutir a inter-relação entre a eugenia intelectual na atualidade e os construtos de inteligência e deficiência mental/intelectual; e) problematizar a classificação da deficiência mental/intelectual e seu uso escolar a partir da produção da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Devolopmental Disabilities), do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ¬ quinta edição (Diagnostic and Statistic and Statistical Manual of Mental Disorders ¬ Five Edition), da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e (CID-11), Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (International Classification of Functioning, Disabilities and Health) e normatizações inter-relacionadas; e f) discutir a relação do construto deficiência mental/intelectual com outros campos de saber. É um projeto que tem por base a pesquisa qualitativa e o método dialético, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva e analítica. Adotará como referencial teórico, as contribuições da perspectiva histórico-cultural e de pesquisadores da área da educação que seguem a mesma linha de discussão e estudos.
Fecha de início: 02/05/2018
Plazo (meses): 60
Participantes:
Rol | Nombre |
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Coordinator * | ANDRESSA MAFEZONI CAETANO |
Researcher * | JAIR RONCHI FILHO |
Researcher * | MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA |
Researcher * | VITOR GOMES |
Researcher * | DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO |