Resumen: Pesquisas demonstram que a escola tem sido o principal agente de encaminhamento de alunos para serviços médicos, o que vem contribuindo com o processo de medicalização da educação. O campo da educação talvez seja aquele que, na atualidade, estaria sendo cada vez mais capturado pelo discurso biologizante e patologizante. Essa realidade produziu o nosso interesse em desenvolver este estudo para que possamos responder às seguintes questões: quais são os efeitos do curso de extensão intitulado Medicalização da educação e da vida: conceito, fundamentos teóricos e práticas desmedicalizantes por nós ministrado em 2018 e 2019 entre os alunos cursistas? O curso tem produzido alguma contribuição para que os profissionais que o realizam repensem suas práticas profissionais em saúde e educação e a partir de suas trajetórias no curso produzam práticas desmedicalizantes? Para responder a essas questões estamos propondo um projeto de pesquisa que tem como principal objetivo compreender os efeitos de um curso de extensão com a temática medicalização da educação e da sociedade em seus noventa alunos (duas turmas). Para atingir esse objetivo, desenvolveremos uma pesquisa documental onde realizaremos análise de conteúdo de 90 relatórios escritos pelos alunos de duas turmas do curso de extensão que estamos oferecendo, sendo 45 alunos da turma de 2018 e 45 da turma de 2019. Nesses relatórios, que os alunos entregam no último encontro do curso, são descritas suas trajetórias no curso e os efeitos dessa formação sobre sua atuação profissional. Para a análise dos dados iremos produzir categorias que emergirão dos documentos analisados.
Fecha de início: 11/03/2019
Plazo (meses): 24
Participantes:
Rol | Nombre |
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Coordinator * | JAIR RONCHI FILHO |
Student Master * | BEATRIZ POMBO SPINASSÉ DUARTE |
Student Master * | DÉBORA NASCIMENTO DE OLIVEIRA |
Student Master * | MAURO FONTOURA BORGES NETO |
Vice coordinator * | ELIZABETE BASSANI |