Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES

  • Estuda a teoria e a constituição de sujeitos imersos nas práticas educativas escolares e não escolares inclusivas, considerando diferentes concepções de aprendizado e desenvolvimento. Tem como objetos privilegiados: processos psicossociais constitutivos do sujeito, processos de ensino e aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais; fundamentos histórico-filosóficos e políticas da educação especial, práticas organizativas e pedagógicas e formação de profissionais que se dedicam à educação de sujeitos com necessidades educativas especiais.

  • Estuda questões relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem das linguagens oral, escrita, visual e matemática na educação formal e não formal. Os objetos privilegiados de investigação são linguagem e cultura, alfabetização, ensino-aprendizagem da linguagem oral, da linguagem visual e das artes, educação bilíngüe, práticas de leitura e de escrita, linguagem matemática e suas concepções epistemológicas e novas linguagens comunicacionais na sociedade.

  • Abrange questões relacionadas com o currículo e com o processo de formação de educadores e de educadoras em suas dimensões sócio-histórica e socioambiental. Ocupa-se de estudos e trabalhos que enfocam: currículo praticado, escolar ou não escolar, processos de identificação/profissionalização docente, práticas pedagógicas, formação inicial e continuada de professores inseridos no cotidiano, bem como nos movimentos sociais em suas interfaces com os contextos cultural e ambiental.

  • Aborda políticas, instituições, modos de pensamento e produção de conhecimento vinculados à educação em diferentes configurações históricas imbricadas nas dimensões sócio-cultural, afetivo-emocional e psicossocial. Investiga temas como infância, juventude, educação de adultos, e questões mais amplas da pesquisa educacional considerando a constituição de subjetividades, relações de gênero, trabalho, cultura, cidadania, direitos humanos, violência, representações sociais e práticas educativas, bem como os diferentes aspectos do processo de ensinar e aprender a História e as Ciências Sociais.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem como objetivo principal a formação de professores pesquisadores capazes de refletir questões teóricas e práticas da educação, produzir novos e significativos conhecimentos e contribuir positivamente para a resolução dos problemas educacionais.

Os eixos centrais que refletem a proposta pedagógica atual do Programa de Pós-Graduação em Educação são ética, transparência, multirreferência e, complexidade. O processo de colaboração e de diálogo, que aceita a diferença, constitui as relações de reciprocidade entre as linhas.

Busca-se uma convivência acadêmica, baseada no respeito mútuo acadêmico e relacional e, ao mesmo tempo em que inova em termos de gestão e de estrutura curricular, propõe: um currículo articulado com as realidades locais, nacionais e globais; um princípio da colaboração entre docentes e discentes tanto no Mestrado e Doutorado, quanto entre a Graduação e Pós-Graduação, e entre Ensino, Pesquisa e Extensão; romper com um olhar único, tendo em vista um olhar múltiplo da organização curricular, sem um modelo hierárquico e confinado a uma única proposta de eixo orientador.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Educação desde 2004 e o curso de Mestrado em Educação desde 1978 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 364 mestres e 117 doutores e conta com 202 alunos regularmente matriculados, sendo 99 no mestrado e 103 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910