PARA ALÉM DO VISÍVEL: A VIRADA EDUCACIONAL E O ENSINO DA ARTE NO CONTEMPORÂNEO
Nome: FABIANNE CHRYSTIANNE DE AZEVEDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2017
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Orientador |
Resumo: Com o intuito de aprofundar os debates existentes entre a educação e a arte, este estudo busca vincular as estratégias pedagógicas adotadas no fenômeno da Virada Educacional (VE) no campo da arte com o ensino das Artes Visuais no Brasil, na contemporaneidade. Para tanto, com base na semiótica francesa, em especial os regimes de sentido e de interação, toma como corpus teórico dois textos críticos sobre a VE, How do you bring a classroom to life as if it were a work of art?, de Claire Bishop, presente no livro Artificial Hells Participatory Art and the Politics of Spectatorship
(sem tradução para o português) e o terceiro capítulo da dissertação de Mônica Hoff Gonçalves, nomeado como A virada educacional e contexto de arte brasileiro. Com base nas categorias semânticas depreendidas desta análise, em um segundo momento da pesquisa, analisa as produções teórico-práticas no formato de artigo científico dos docentes-pesquisadores que disponibilizam suas experiências pedagógicas nos anais de eventos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) Comitê Educação em Artes Visuais e nos simpósios temáticos propostos. Com isso, objetiva perceber as reverberações das problematizações presentificadas na VE e suas apropriações pelos educadores
formadores de professores de arte no Brasil contemporâneo. Com 49 artigos analisados, percebeu-se que as práticas dos docentes-pesquisadores estão em diálogo com as atuais produções artísticas que trabalham como a educação em suas poéticas de ação