PROCESSOS FORMATIVOS, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO COMPARADO BRASIL E PORTUGAL

Nome: CARLINE SANTOS BORGES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/12/2019
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
MARCIA DENISE PLETSCH Examinador Externo
MARIA JOÃO MOGARRO Examinador Externo
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
VALDETE CÔCO Examinador Interno

Páginas

Resumo: O presente estudo visa compreender os processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional dos professores de Educação Especial que atuam no âmbito da educação inclusiva, na educação básica em Vitória/Brasil e em Lisboa e Sintra/Portugal, pela via da formação continuada. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: caracterizar as políticas de formação continuada de professores de Educação Especial no Brasil e em Portugal; identificar os conhecimentos que os professores consideram necessários nos processos de formação em Educação Especial; analisar os modos de aprendizagem dos professores de Educação Especial, tendo em vista o reconhecimento da importância dos momentos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente; analisar as possíveis implicações dos processos de formação continuada de professores de Educação Especial, nas ações pedagógicas dos professores especializados no contexto escolar; e compreender as especificidades de formação, tendo em vista identificar aproximações, diferenças e encontrar sentidos nos processos de formação entre os lócus de estudo. Metodologicamente, optou-se pelos Estudos Comparados em Educação e como instrumento de coleta de dados utilizam-se estudos de caso, em Vitória e em Lisboa e Sintra; entrevistas individuais e coletivas; análise documental; análise de índices educacionais e a observação. No que tange à abordagem teórica, adota-se a perspectiva Histórico-Cultural em Vigotski (2000, 2007, 2018) e em Leontiev (1983, 2001). Conta-se com teóricos que embasam as discussões no campo da formação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente (CANÁRIO, 1998, 2005; DAY, 2001; FLORES; SIMÃO, 2009; NÓVOA, 1995, 1992, 1998, 2007) e no campo da Educação Especial (KASSAR; MELETTI, 2012; KASSAR, 2014; LOURENÇO; LEITE, 2017; PRIETO, 2010) e dentre outros estudiosos. Os resultados apontam para a importância dos momentos formativos para o desenvolvimento profissional docente e para a ressonância das formações continuadas nas práticas pedagógicas dos professores. Os professores de Educação Especial participantes do estudo sinalizaram que as formações que possibilitam a partilha de experiências e o estudo de casos reais contribuem para a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional. Em termos da formação de professores para Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, depreende-se, a partir do estudo comparado, que no que se refere à formação inicial, aposta-se em formações que valorizem os saberes pedagógicos consolidados no campo da Pedagogia, como por exemplo, disciplinas no campo da avaliação da aprendizagem, do planejamento, da didática, da alfabetização, do currículo e da gestão educacional. Quanto à formação continuada, especializada, pós formação inicial, acredita-se que é necessário abarcar conteúdos de fundamentos da educação e dos conhecimentos que precisam ser trabalhados no âmbito do atendimento educacional especializado, conforme sinalizado nos documentos oficiais brasileiros e portugueses. Quanto às formações continuadas em serviço, acredita-se que poderiam ser centradas nos desafios e possibilidades do contexto escolar e concebida no princípio da educação inclusiva, ou seja, pensada para que todos aprendam.

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