SUSTENTAR UMA POSTURA ESCUTADEIRA: UMA PESQUISA ENTRE CULTIVO DE SILÊNCIO E PARTILHA DA PALAVRA

Nome: CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/03/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
VIRGINIA KASTRUP Examinador Externo
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS Examinador Externo
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Examinador Externo
JANAÍNA MARIANO CÉSAR Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este trabalho de pesquisa-intervenção propõe-se a discutir algumas pistas para uma aprendizagem da escuta, da atenção e da sensibilidade através do cultivo do silêncio em práticas de meditação budista da atenção/consciência. Na primeira parte da pesquisa, em interlocuções propostas com Deleuze, Arseniev, Rilke e Varela, analisamos a suposta separatividade entre eu e outro e problematizamos as relações com o conhecimento pautadas por processos representacionais. Apontamos o surgimento das relações em sua produção coemergente – de inseparabilidade entre sujeito e mundo – e situamos o conhecimento enquanto produção de realidades e não simplesmente constatação de fatos preexistentes. Em seguida, realizamos uma análise da meditação budista da atenção/consciência (shamatha/vipassana) nas interlocuções com Jetsumna Tenzin Palmo, Chagdud Rinpoche, Thich Nhat Hanh, Allan Wallace, Lama Padma Samten, Claire Petitmengin, Varela, Thompson e Rosch, entre outros, e analisamos as apropriações capitalísticas das práticas de meditação na contemporaneidade. Concluímos este capítulo afirmando a necessidade de ancorar os exercícios de meditação em uma direção ética de cultivo das atitudes e pensamentos a fim de trazer benefícios à coletividade. Partilhamos algumas cenas envolvidas na montagem de oficinas de silêncio e cultivo da meditação budista da atenção/consciência através de um edital público de Iniciação Científica Júnior (Edital 14/2014 da Fapes) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio, realizadas entre 2015 e 2017 em São Mateus-ES. Neste percurso, narramos algumas cenas como pistas para uma educação ancorada na transformação ética individual e coletiva

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