O ALUNO COM SÍNDROME DE SMITH-LEMLI-OPITZ NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DESCRITIVO

Nome: ISRAEL ROCHA DIAS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 13/04/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Interno
SANANDREIA TOREZANI PERINNI Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Orientador
MARESSA CRISTIANE MALINI DE LIMA Examinador Externo
HIRAN PINEL Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esse estudo intitulado o “aluno com síndrome de Smith-Lemli-Opitz no
atendimento educacional especializado: um estudo descritivo”, apresenta
levantamentos de dados produzidos em uma pesquisa no curso de Doutorado
em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do
Espírito Santo - UFES. Teve como objetivo principal: descrever e analisar o
processo vivenciado por um aluno com a síndrome de SMITH-LEMLI- OPITZ no
contexto do atendimento educacional especializado. Especificamente,
pretendeu-se: conhecer as principais características, particularidades e
peculiaridades da síndrome de Smith-Lemli-Opitz; descrever e analisar as
práticas pedagógicas no contexto do atendimento educacional especializado de
um aluno com a síndrome de Smith-Lemli-Opitz; investigar como se dá o
processo de desenvolvimento de algumas funções psicológicas superiores
(linguagem, memória, atenção e imaginação) de um aluno com a síndrome de
Smith-Lemli-Opitz no âmbito educacional, a partir da contribuição históricocultural. Na elaboração desse estudo, o referencial metodológico adotado, a
partir da natureza qualitativa, assumiu o panorama do estudo de caso com
enfoque descritivo numa perspectiva histórico-cultural, dialogando
essencialmente com Vigotski e seus seguidores que entendem o ser humano
como um ser que, independente de características físicas, mentais ou sensoriais,
produz conhecimento e cultura ao mesmo tempo em que se apropria da cultura
e do conhecimento dos outros sujeitos de seu grupo social. O propósito desta
pesquisa não é levantar um único dado e, sim, descrever e analisar como
acontece o processo de inclusão de Filipe, sujeito da pesquisa, a partir do
envolvimento com o contexto in loco, mas especificadamente no Atendimento
Educacional Especializado. Em suma, pode-se enfatizar que tais objetivos
específicos conduziram plenamente ao alcance do objetivo geral desse estudo,
uma vez que permitiram entender, descrever e analisar o cotidiano inclusivo
desse sujeito em processo de inclusão tendo uma síndrome rara e pouco
estudada no contexto acadêmico. Além disso, o estudo revelou que quando a
escola e seus profissionais entendem que o sujeito com ou sem deficiência é
sujeito produtor de história e cultura, tendem a trabalhar no sentido de queesse
sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do
processo de ensino-aprendizagem.

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