LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO DE CASO COM
ESTUDANTES EGRESSOS E EGRESSAS

Nome: ELIANA DE DEUS SOBRINHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDETE BEISE ULRICH Examinador Externo
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
ERINEU FOERSTE Orientador
JANINHA GERKE Examinador Interno
SILVANETE PEREIRA DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa está inserida na produção do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Culturas,
Parcerias e Educação do Campo” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do
Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na Linha de
Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais, com o objetivo de analisar a práxis
pedagógica dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). A problemática a
ser investigada é: Quais aprendizagens obtidas na Licenciatura em Educação do Campo são
evidenciadas na práxis pedagógica dos egressos? Trabalharemos com os seguintes referenciais
teóricos: Gramsci (1991) para nos auxiliar com os conceitos de intelectuais orgânicos; Freire
(1979, 1987, 2014) contribui com as discussões sobre educação, diálogo, cultura, formação de
professores e práxis pedagógica; Brandão (1983) e Arroyo (2004) colaboram com os conceitos
de educação, diálogo e cultura; Ludke e André (1986) colaboram com a metodologia, no que
diz respeito ao estudo de caso; Caldart (2002, 2010, 2011) e Molina (2002, 2011, 2014) para
discutir e analisar a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo; Foerste
(2005 e 2013) para conduzir as reflexões sobre parcerias interinstitucionais e Gerke (2014,
2018) reforça as análises sobre a formação de professores do campo. Optamos nesta pesquisa,
pela abordagem qualitativa, conforme nos apresenta Ludke e André (1986). Será realizada a
partir de um estudo de caso, tendo como lócus de pesquisa a rede municipal de ensino de
Domingos Martins/ES e os sujeitos da pesquisa serão os estudantes egressos da Licenciatura
em Educação do Campo, a partir das suas relações com a escola e a comunidade onde exercem
sua prática. Os resultados obtidos no decorrer desse estudo, apontam que os egressos da
LEdoC/UFES estão ansiosos por concurso público para atuar e desenvolver suas atividades nas
Escolas do Campo. Esses sujeitos têm o objetivo de transformar a escola e contribuir com o
curso de Licenciatura para formar não somente “professores”, mas “educadores” do campo.
Suas falas demonstram alguns princípios da formação inicial em sua práxis, sobretudo no que
diz respeito ao trabalho coletivo, onde abandonam a prática anterior do trabalho individual, a
prática interdisciplinar e a pesquisa. Mas ainda não conseguem colocar em prática a formação
por área de conhecimento, pois foram formados em uma lógica para se confrontar com uma
organização compartimentalizada das disciplinas e na prática as redes de ensino são organizadas
em disciplinas específicas

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