“AS RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIAS, CIDADE E EDUCAÇÃO: O QUE APONTAM AS PESQUISAS”

Nome: JULIANA BRUM SIMÕES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JADER JANE MOREIRA LOPES Examinador Externo
LÍGIA MARIA MOTTA LIMA LEÃO DE AQUINO Examinador Externo
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as relações que se constroem entre infância, cidade e
educação à luz das pesquisas realizadas nas Universidades Brasileiras entre os anos de 2014 a
2021. Tem como inspiração a experiência do Movimento BrincaCidade - iniciado no Rio de
Janeiro, em 2015, - e orienta-se pela concepção de educação que ocorre também nos espaços
não formais e informais nos territórios, lugares, nos encontros e relações - considerando que
estar na cidade com as crianças, oportuniza a convivência entre pessoas de diferentes gerações.
A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica (BOTELHO; CUNHA e MACEDO 2011),
compreendendo a busca, a seleção e análise dos trabalhos, chegando a quinze pesquisas, entre
teses e dissertações, as quais são analisadas de modo a compreender como têm sido abordadas
as relações entre as infâncias, a educação e a cidade, bem como quais temas tangenciam essa
temática ou sobressaem a ela. As buscas se concentraram no Banco de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, no campo de estudos
da Educação. Como suporte teórico, consideramos os estudos de Sarmento (2005, 2007, 2011,
2018) acerca das crianças nas suas diferentes infâncias, como produtoras de cultura e suas
relações com o espaço urbano e Lopes (2006, 2008, 2021), em seus aportes sobre as crianças
como sujeitos autores que também se constroem nas suas relações com o espaço, percebendo a
cidade à sua própria maneira. As pesquisas de Araújo (2017, 2018, 2021), embasam a
concepção de educação como corresponsabilidade pública e a importância de se pensar uma
epistemologia da cidade em companhia das crianças.

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