A FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL DE MINATA, MÃE EDUCADORA DE ALUNO CEGO DEVIDO DOENÇA RARA

Nome: HEDLAMAR FERNANDES SILVA LIMA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 15/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HIRAN PINEL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
HIRAN PINEL Orientador
JACYARA SILVA DE PAIVA Examinador Externo
JOSÉ GERALDO SILVEIRA BUENO Examinador Externo
JUCÉLIA LINHARES GRANEMANN DE MEDEIROS Examinador Externo

Páginas

Resumo: O objetivo geral desta tese de doutorado foi compreender o “que é” e o “como é” ser mãeeducadora de um aluno com doença rara, que se tornou cego e que se encontra em tratamento
médico e atendimentos educacionais em ambientes hospitalares e domiciliares. De cunho
qualitativo, a pesquisa tem como base metodológica a fenomenologia existencial, cujo centro é
a existência humana e os sentidos atribuídos pelo ser-sujeito-no-mundo, a partir de suas
experiências vividas. A fenomenologia, uma ciência, constitui-se como método de fundamental
relevância para que chegássemos a uma compreensão das experiências. A partir disso, esta
investigação, pelo modo de “ser no mundo”, desvela a complexidade das experiências humanas
que a mãe sentiu durante o seu percurso ao acompanhar o filho, pois, o espaço-tempo do
fenômeno é marcado pelo ser-em-si e pelo ser-para-si. Mais especificamente, buscou-se apoio
em algumas obras de Rollo May (1909-1994) e de Paulo Freire (1921-1997), cujos pensamentos
possibilitaram estabelecer e tornar densa e intensa toda a pesquisa descritiva compreensiva, pois
ambos pontuam também o “ser no mundo”. Ainda que haja algumas diferenças na origem
filosófica de ambos os autores, persiste a construção de um conhecimento rigoroso, como o
nosso, em diálogo com os pensamentos desses referidos cientistas da esfera humana e social -
Freire e May. Os instrumentos utilizados foram trazidos a partir das vivências capturadas em
conversas pautadas na empatia, recorrendo às fotografias, as chamadas de vídeo, as mensagens
via WhatsApp e conversas informais realizadas a partir das visitas in loco (no hospital ou fora
dele - rua, domicílio etc.). A mãe, cujo nome fictício é Minata, possui como marca fundamental
de sua existência a coragem para superar a acentuada angústia, e ela o faz, por meio de uma
alegria esperançosa, indo além das limitações do meio em que vive, impelindo-a a transformarse e a transcender-se sempre que possível. Essa mãe se deixa descrever compreensivamente
pelo o “que é” e o “como é” ser ela, destacando modos de ser real e concreta, donde se revela
o ser humano entristecido, mas ao mesmo tempo, predominando uma alegria esperançosa que
se completa e que se intensifica, facilitando o surgimento do seu ser mãe-educadora do seu filho
com deficiência.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910