NO ATELIÊ DA MEMÓRIA:
UMA ANÁLISE SOBRE O CURRÍCULO DE ARTES DE CARIACICA-ES
FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Nome: JAKSLAINE SILVA DA PENHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA CRISTINA DE ARAUJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA CRISTINA DE ARAUJO Orientador

Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo principal investigar como os conteúdos
relacionados à Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer), em especial o ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africana, se fazem presentes no currículo de Artes das “Diretrizes
Curriculares do Município de Cariacica - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)”. A pesquisa se
justifica por duas razões, sendo uma de ordem prática e outra subjetiva: primeiramente parte da
percepção sobre a relevância que o ensino fundamental desempenha na formação social das
pessoas que vivenciam o currículo de Artes no município de Cariacica. Como segundo
argumento consta minha percepção pessoal que, outrora estudante da rede municipal de
Cariacica, considero como motivação as experiências vividas no ambiente escolar. Foi
principalmente esse argumento o responsável por conduzir a investigação por meio da pesquisa
(auto)biográfica. Diante das proposições descritas, o estudo é caracterizado como uma pesquisa
de abordagem qualitativa. O texto inicialmente recupera, em tom ensaístico, parte da minha
trajetória escolar e a força do ensino de Arte nessa formação. Em seguida, na Introdução,
contextualiza o tema de pesquisa e a proposta metodológica. Os demais capítulos são assim
estruturados: o primeiro serve à revisão bibliográfica de natureza “Estado do conhecimento”
sobre os campos que subsidiam a pesquisa: o ensino de Arte, Erer e currículo. O próximo é um
ensaio sobre o currículo como um direito de educandos/as e educadores/as. Na sequência, dois
capítulos se dedicam à apresentação da estrutura geral das “Diretrizes Curriculares do
Município de Cariacica - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)” e à análise desse documento.
Dentre as principais referências que compõem o aporte conceitual da dissertação estão
teóricos/as como Ana Mae Barbosa (2012), Nilma Lino Gomes (2012), Megg Rayara Gomes
de Oliveira (2012), Miguel Arroyo (2013), e artistas como Ayrson Heráclito, Ione Reis, Maria
Auxiliadora da Silva e Moisés Patrício. Os resultados da pesquisa, advindos da análise
documental, indicam que o currículo de Artes de Cariacica trata de forma indireta o ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e de modo não intencional das Diretrizes
Curriculares Nacionais de Erer.

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