O RELATIVISMO NEOPRAGMATISTA DAS PEDAGOGIAS DO
“APRENDER A APRENDER” NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
DA UFES (2006 e 2018)

Nome: ANTONIO NIUVAN RODRIGUES DA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO SARRUGE MOLINA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIA MALANCHEN Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno
RODRIGO SARRUGE MOLINA Orientador

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do relativismo neopragmatista das
pedagogias do “aprender a aprender” na formação do licenciado em Pedagogia, tomando como
relativismo neopragmatista a tendência à imediaticidade do conhecimento. Para tanto,
compreende-se que, por meio das pedagogias hegemônicas, na face do irracionalismo
neoliberal/pós-moderno, o pragmatismo ressurge na forma de um relativismo ainda mais
imediatista, na versão do neopragmatismo. Este, por sua vez, adequa-se ao contexto da
formação do licenciado em Pedagogia e ao mesmo tempo impõe hegemonicamente seus
princípios ao complexo da educação. Com base nesse contexto, esta pesquisa de cunho teórico,
edificada no materialismo histórico-dialético, utiliza a técnica de pesquisa bibliográfica e
documental, considerando como referência os principais autores da Pedagogia HistóricoCrítica, em especial a obra de Dermeval Saviani, Newton Duarte e Julia Malanchen. No âmbito
mais geral dos fundamentos, tomou-se como principais referências as obras de Karl Marx e
Friedrich Engels e István Mészáros. No intento de atingir os propósitos investigativos, este
estudo recorre a análises das concepções pedagógicas presentes na formação do licenciado em
Pedagogia, curso da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, seguindo as categorias da
dialética marxista, do geral ao particular, em outras palavras, do particular ao concreto. Nesse
sentido, diversos documentos são examinados, como as conferências sobre Educação Para
Todos - (EPT), as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia (2006), a Resolução nº
02/2015, a Resolução nº 02/2019 e, por fim, os Projetos Pedagógicos de Cursos - PPCs, os
currículos e um seleto grupo de ementas de disciplinas do curso de Pedagogia da universidade
mencionada, nos anos de 2006 e 2018. Com isso, constatou-se que organismos multilaterais,
desde a década de 1990, interferem nas políticas educativas para a formação de professores e,
no transcurso das reformas curriculares, há uma adesão às pedagogias do “aprender a aprender”.
Além disso, verificou-se que a presença do relativismo neopragmatista das concepções
hegemônicas, na formação do licenciando em Pedagogia, é parte da crise estrutural do capital,
impulsionada pela ideologia neoliberal/pós-moderna, com a qual progrediu o relativismo da
verdade, como se tudo fosse resolvido a partir da linguagem discursiva, sem a necessidade dos
construtos ontológicos para a apreensão da realidade em sua totalidade histórica e social. Assim,
esta pesquisa realiza a crítica ao relativismo neopragmatista contemporâneo da concepção
irracionalista do neoliberalismo/pós-moderno, com base nos pressupostos ontofilosóficos da
PHC, tomando o trabalho como categoria ontológica central e fundante na constituição da vida
humana e também como elemento essencial da emancipação humana. Assim, busca-se elevar a
formação da classe trabalhadora para além da aparência dos fenômenos correlatos,
contrapondo-se à influência do relativismo neopragmatista no cenário pedagógico brasileiro
sob a hegemonia das pedagogias do “aprender a aprender.”

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