POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE
ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) A PARTIR DO IDEB PARA A
IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLAS-REFERÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO

Nome: DENILSON JUNIO MARQUES SOARES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 05/09/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR Examinador Interno
JOSÉ FRANCISCO SOARES Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é reconhecido como o parâmetro
oficial da qualidade da educação nacional. Essa atribuição confere-lhe uma importante
legitimidade política, destacando sua relevância para a avaliação e o monitoramento do nosso
sistema educacional. Contudo, o seu uso público muitas vezes se limita a uma interpretação
simplista, reduzindo-o a um ranking em que as escolas com maiores notas são reconhecidas
como referência para as demais, ignorando a diversidade e as particularidades do sistema
educacional brasileiro. Contrária a esse movimento, esta tese parte da hipótese de que
reconceituar essa ideia preexistente de escolas-referência, passando a considerar as
características dos alunos, a pluralidade dos contextos educativos e as tensões que configuram
a realidade escolar, pode corroborar uma análise mais sistêmica de indicadores de resultados,
como o IDEB. Em consonância com o objetivo geral, este estudo desenvolve um indicador
finalístico de referência que permite a classificação do desempenho relativo das escolas
estaduais de ensino médio do Espírito Santo, considerando, para além do IDEB, medidas
educacionais de avaliação de contexto. Para tanto, fez-se necessário utilizar diferentes
abordagens teórico-metodológicas, delineando-as em quatro capítulos que dialogam entre si,
visando a atender aos objetivos específicos determinados e apresentando um desenho teóricometodológico interligado com o seu objetivo geral. A pesquisa se caracteriza como do tipo
plurimetodológica e assume o direito à educação, constitucionalmente estabelecido, como
referencial teórico implícito. Trata-se de um trabalho de natureza essencialmente quantitativa,
que utiliza, como fontes, microdados educacionais disponibilizados pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pela Secretaria de Educação do Estado do
Espírito Santo, cujas escolas foram assumidas, em cada capítulo, como campo de análise para
a realização de estudo de caso instrumental. Com base nos principais achados, a pesquisa
confirma essa hipótese e defende a tese de que o aprimoramento desse modelo de
identificação das escolas-referência gera a produção de uma cultura política que assuma as
multifacetas do sistema para a compreensão dos seus resultados educacionais, minimizando as
práticas de seleção e, consequentemente, de exclusão. A partir desse movimento, indica-se
que a avaliação padronizada seja focada em esferas superiores e os resultados que chegam às
escolas assumam uma perspectiva de avaliação de contexto ou avaliação institucional e,
assim, por meio de um planejamento estratégico, pode-se buscar a melhoria da aprendizagem
e de indicadores contextuais que influenciam o processo educacional

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