(RE)TRATOS DAS INF¬NCIAS NA PRIMEIRA REP⁄BLICA NO BRASIL

Nome: LARISSA FRANCO DE MELLO AQUINO PINHEIRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA CRISTINA SOARES DE GOUVEA Examinador Externo
PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Orientador

Resumo: O cen·rio desta pesquisa tem como referÍncia a Primeira Rep˙blica no Brasil (1889-1930),
perÌodo em que a legislaÁ„o revela, em seu conte˙do, a preocupaÁ„o em torno de um
reordenamento social e polÌtico com o surgimento dos ideais republicanos que dominavam o
paÌs a partir daquele momento. A inserÁ„o da escola assume um papel de destaque atravÈs de
estratÈgias de aÁ„o sobre o espaÁo habitado, inclusive no sentido de uma educaÁ„o com car·ter
disciplinador dos corpos infantis para se adequar ao projeto de modernidade atravÈs de algumas
estratÈgias como as novas disciplinas escolares. Ademais, houve um discurso mÈdico-higienista
por parte das autoridades da Època de que as ruas s„o consideradas o local do Ûcio, da
imoralidade e do crime, sendo assim consideradas inapropriadas ‡ presenÁa das crianÁas.
Contudo, atravÈs de imagens disponÌveis È possÌvel identificar que o plano onde as crianÁas
est„o situadas, permite outras possibilidades de reflex„o pouco evidenciadas nos estudos acerca
das crianÁas nos acontecimentos da cidade. Dito isso, o objetivo desta investigaÁ„o È identificar
por meio de fotografias como as crianÁas se apropriam dos espaÁos da cidade, expressando uma
complexa rede de sociabilidades e (des)pertencimento nos cen·rios urbanos compartilhados
entre as diferentes categorias geracionais. A metodologia est· dividida em estudo bibliogr·fico
e pesquisa documental, em especial an·lise de fotografias. As consideraÁıes finais apontam
que, por meio das diferentes formas de sociabilidades identificadas, as crianÁas vivem para
alÈm da convivÍncia existente na escola e no ambiente domÈstico e que sua presenÁa na cidade
tambÈm representa formas de resistÍncias aos enquadramentos normatizadores da cidade
disciplinar republicana

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910