CORRELAÇÕES ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA - 2019) E O RELATÓRIO ALFABETIZAÇÃO INFANTIL (2007): HÁ NOVOS CAMINHOS?

Nome: VERÔNICA SANTANA EPIFÂNIO BERNARDINO

Data de publicação: 24/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Resumo: A pesquisa tem por objetivo comparar os textos da Política Nacional de Alfabetização
(PNA) e o Relatório Final do Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Câmara do
Deputados, intitulado Alfabetização Infantil: novos caminhos, com a finalidade de
compreender a concepção de linguagem e os conceitos de alfabetização adotados
em ambos os documentos, assim como o método indicado para adoção nas escolas
brasileiras. É relevante analisar esses documentos e suas correlações porque nossa
realidade social, política e histórica se encontra permeada de intensos debates acerca
da alfabetização e seus aspectos constitutivos, tanto em um viés teórico, prático e
metodológico quanto em um viés político-social, afetando-nos positiva ou
negativamente em âmbito subjetivo, coletivo e educacional. Assim, com base na
perspectiva bakhtiniana de linguagem, tomamos como pressuposto a relevância do
diálogo, constituidor do eu e do outro, em ininterruptos discursos, tendo o diálogo uma
dimensão política na construção da consciência das pessoas, como salientado por
Fiorin (2009). Seguindo essa perspectiva, realizamos uma pesquisa documental com
abordagem qualitativa, compreendendo, por meio dos textos/documentos, sendo o
texto a realidade imediata (Bakhtin, 2011), de que maneira as políticas de
alfabetização foram/estão sendo pensadas e implementadas, levando em
consideração os discursos que circundam a realidade e o modo como a alfabetização
tem sido discutida/dialogada. Contribui-se assim para a construção do excedente de
visão em relação ao contexto contemporâneo, buscando, em âmbitos social e
educacional, incessantes resistências frente a possíveis políticas de retrocesso e
antidemocráticas.

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