O GRUPO ESCOLAR HENRIQUE COUTINHO NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESPÍRITO SANTO NAS DÉCADAS DE 1930 A 1950

Nome: VICTOR SILVA SALAROLI DO NASCIMENTO

Data de publicação: 10/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSIANNY CAMPOS BERTO Orientador

Resumo: A pesquisa objetiva compreender os processos de constituição do Grupo Escolar Henrique
Coutinho, localizado no município de Iúna, sul do estado do Espírito Santo, entre os anos
1930 e 1950, focalizando as relações de força que envolveram sua criação e
institucionalização, no âmbito de políticas de expansão do ensino primário no Estado. Para
isso, toma como fontes: documentos do arquivo escolar da instituição, imprensa da época,
mensagens e relatórios governamentais e fotografias, analisadas a partir da micro-história
italiana por meio do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), considerando diferentes
escalas de observação, em busca das relações entre o local e o nacional. Nesse sentido, realiza
três movimentos que compreendem: a) o exame dos fatores que influenciaram a criação da
instituição: conjuntura política, demandas socioeconômicas da região, participação de sujeitos
locais e aspirações educacionais do período; b) a análise de aspectos administrativos da
escola, em busca de compreender sua estrutura organizacional e financeira e suas relações
com os órgãos públicos e com a comunidade local; e c) a análise das questões curriculares e
das práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição, considerando, também, a formação dos
profissionais que nela atuavam. Conclui que o Grupo Escolar Henrique Coutinho se constitui
no contexto de expansão dos grupos escolares no estado do Espírito Santo na relação com a
campanha de nacionalização do ensino no Brasil. Essa escola teve lugar em um prédio
considerado imponente para a localidade, ainda que insuficiente para o atendimento das
necessidades dos estudantes e peculiar em relação aos modelos em circulação. Destaca-se,
ainda, que o corpo profissional da escola era constituído por maioria de professoras
normalistas, cujas práticas pedagógicas eram permeadas por um forte caráter cívico e
religioso. Por fim, compreende-se que a análise indiciária e a variação de escalas de
observação, possibilitou a compreensão dos processos da constituição histórica dessa
instituição, elucidando as redes relacionais que possibilitaram sua criação, organização
administrativa e pedagógica, ampliando o conhecimento sobre a história educacional local em
diálogo com processos mais amplos.

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