(RE)TRATOS DAS INFÂNCIAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Nome: LARISSA FRANCO DE MELLO AQUINO PINHEIRO

Data de publicação: 06/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
VANIA CARVALHO DE ARAUJO Orientador

Resumo: O cenário desta pesquisa tem como referência a Primeira República no Brasil (1889-1930),
período em que a legislação revela, em seu conteúdo, a preocupação em torno de um
reordenamento social e político com o surgimento dos ideais republicanos que dominavam o
país a partir daquele momento. A inserção da escola assume um papel de destaque através de
estratégias de são sobre o espaço habitado, inclusive no sentido de uma educação com caráter
disciplinador dos corpos infantis para se adequar ao projeto de modernidade através de algumas
estratégias como as novas disciplinas escolares. Ademais, houve um discurso médico-higienista
por parte das autoridades da Época de que as ruas só consideradas o local do Ócio, da
imoralidade e do crime, sendo assim consideradas inapropriadas, presença das crianças.
Contudo, através de imagens disponíveis é possível identificar que o plano onde as crianças
estão situadas, permite outras possibilidades de reflexo pouco evidenciadas nos estudos acerca
das crianças nos acontecimentos da cidade. Dito isso, o objetivo desta investigação É identificar
por meio de fotografias como as crianças se apropriam dos espaços da cidade, expressando uma
complexa rede de sociabilidades e (des)pertencimento nos cenários urbanos compartilhados
entre as diferentes categorias geracionais. A metodologia est· dividida em estudo bibliográfico
e pesquisa documental, em especial análise de fotografias. As considerações finais apontam
que, por meio das diferentes formas de sociabilidades identificadas, as crianças vivem para
além da convivência existente na escola e no ambiente doméstico e que sua presença na cidade
também representa formas de resistências aos enquadramentos normatizadores da cidade
disciplinar republicana.

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