A CONTRAPELO DA AGENDA PÓS: CIÊNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO EM NIETZSCHE

Nome: ADOLFO MIRANDA OLEARE

Data de publicação: 10/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROBSON LOUREIRO Orientador

Resumo: A tese problematiza a apropriação da filosofia nietzschiana por um setor específico da
pesquisa científica brasileira em Educação, cujo panorama teórico está associado ao
que Ellen Wood (1996) nomeia como agenda pós. Considerado o atual cenário de
mundialização neoliberal do capitalismo, sugere-se a seguinte pergunta-problema: em
que medida a crítica de Nietzsche à instrumentalização economicista imposta pela
expansão industrial à cultura e ao sistema educacional da Alemanha de seu tempo –
elaboração encontrada na obra Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino
(NIETZSCHE, 1979, 2014) – pode contribuir, em nossos dias, com a reflexão teórica
acerca de propostas formativas emancipatórias, desvinculadas do imperativo
mercadológico e pautadas pela afirmação de caracteres subjetivos como a
independência intelectual e a liberdade criativa? O objetivo central do estudo é
evidenciar que a contraposição entre as perspectivas crítica (antidogmática e
anticapitalista) e relativista potencialmente concorre para a motivação de um
reposicionamento da filosofia de Nietzsche no âmbito da pesquisa científica brasileira
no campo da Educação. Em vista disso, defende-se a tese de que a filosofia de
Nietzsche se filia a uma tradição de viés crítico – compreendida aqui como um território
teórico comprometido com o antidogmatismo e com o anticapitalismo,
respectivamente norteado pela negação da realidade dada e pelo vislumbre de sua
superação. Nessa perspectiva, a partir da revisão de literatura, revela-se um
esquecimento da contribuição de Nietzsche para as concepções críticas de filosofia
da Educação, sobretudo no que diz respeito aos investimentos reflexivos dedicados
ao ultrapassamento do sistema capitalista. Concomitantemente verifica-se, em grande
medida, um alinhamento da pesquisa em Educação à recepção relativista do
pensamento nietzschiano. A hipótese central da tese considera que Nietzsche, já em
sua primeira fase produtiva, desenvolve uma filosofia crítica (HEIT; PICHLER, 2015;
HEIT, 2018), não relativista (MARTON, 2011a; AZEREDO, 2012; MARTON 2020),
perspectivista (CORBANEZI, 2013; MATTOS, 2013; DALLA VECCHIA, 2014) e
adepta a um tipo peculiar de naturalismo – liberal, não cientificista, experimental,
crítico e perspectivista (SCHACHT, 2011; LOPES, 2011a; HEIT, 2015; CARVALHO,
2018; ITAPARICA, 2018). A tematização do antidogmatismo de Nietzsche ampara-se
na indagação sobre a legitimidade da caracterização do filósofo como inimigo das
ciências. Trabalhamos para sublinhar a intensa, duradoura e historicamente
necessária imbricação entre o pensamento nietzschiano e o campo científico. Com
base em traduções de obras de Nietzsche (1979,1992a, 1992b, 1995, 1998, 2000a,
2000b, 2001a, 2001b, 2003, 2004, 2007, 2008, 2011, 2014, 2017, 2020a, 2020b) para
a língua portuguesa e em posicionamentos assumidos por uma série de
comentadores, concluímos que o filósofo se posicionou como um entusiasta do
método científico e, ao mesmo tempo, como um crítico da herança dogmática, da
especialização temática e da instrumentalização pragmática da produção científica.
Quanto à tematização das transformações culturais e educacionais vigentes na
Alemanha da segunda metade do século XIX, demonstrar-se-á que a obra Sobre o
futuro de nossos estabelecimentos de ensino (NIETZSCHE, 1979, 2014) oferece
respostas consistentes para a pergunta-problema que orienta o curso de nossa
investigação. A contribuição do pensamento nietzschiano para a fundamentação da
pesquisa educacional de viés crítico (antidogmático e anticapitalista) desenvolvida
atualmente é ainda confirmada quando se recorre a um diálogo entre as análises do
filósofo oitocentista e aquelas elaboradas pelo sociólogo contemporâneo Christian
Laval (2019) em A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino
público, livro no qual se apresenta como premonitória a posição de Nietzsche quanto
ao condicionamento da educação pelo imperativo economicista da eficácia.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910