A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO

(1913- 1931)

Nome: PATRICIA SEIBERT LYRIO

Data de publicação: 13/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSIANNY CAMPOS BERTO Orientador

Resumo: Este trabalho objetiva compreender os processos da constituição histórica de uma instituição educativa privada localizada na capital do Espírito Santo, Vitória, o Gymnasio São Vicente de Paulo (GSVP), fundado pelos irmãos Aristóbulo Barbosa Leão (diretor), Kosciuszko Barbosa Leão (vice-diretor) e Miguel Barbosa Leão (secretário). O estudo focaliza a organização desse
ginásio, com o recorte temporal situado entre o ano de sua criação, 1913, e 1931. Para isso, considera como ponto de partida as seguintes questões: Como ocorreu o processo de criação do Gymnasio São Vicente de Paulo? Quem foram os sujeitos envolvidos nesse processo? Como a escola se organizava em termos de espaço, saberes e práticas? Qual era o lugar que o Gymnasio São Vicente de Paulo ocupava na cena educacional capixaba da Primeira República? A partir dessas questões, o trabalho toma como fontes documentos do Arquivo Escolar do GSVP, fotografias, mobílias, mensagens de governo, atas, impressos escolares, jornais do período e o próprio prédio onde funcionava a escola. A análise toma como base a micro-história italiana, a partir de Carlo Ginzburg (2007) e Giovanni Levi (2020), com o foco no método indiciário, considerando as relações entre passado e presente, como propõe Bloch (2009) e conclui que o processo de criação do Gymnasio São Vicente de Paulo ocorreu em um período de escassez de instituições educativas em geral, e de instituições destinadas ao ensino secundário, em particular, em diálogo com o processo de expansão e modernização da capital do Espírito Santo, considerando a ampliação de movimentos políticos e sociais. Destaca-se ainda que, como escola privada, a instituição recebia incentivos governamentais sob a forma de subvenção e que o
processo educativo não abarcava a todos, tornando-se excludente e elitista. O Gymnasio manteve, em suas primeiras décadas, uma educação pautada na moralidade, no civismo e na religiosidade católica.

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