SÍNDROME DE DIGEORGE E O TRABALHO COLABORATIVO: PROCESSOS DE INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Nome: YASMIN ROCHA DOS SANTOS

Data de publicação: 19/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROGERIO DRAGO Orientador

Resumo: Este estudo nomeado Síndrome de DiGeorge e o trabalho colaborativo: processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento apresenta a produção de dados realizados em uma pesquisa no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Teve como objetivo geral compreender os processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de um aluno com Síndrome de DiGeorge no contexto escolar por meio do trabalho colaborativo e como desdobramento do objetivo geral buscamos especificamente: conhecer e descrever as principais características, peculiaridades e particularidades da Síndrome de DiGeorge; descrever e analisar, em diferentes espaços escolares, as práticas pedagógicas direcionadas ao aluno com SDG; compreender o papel da professora colaboradora das ações inclusivas no processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do aluno com SDG. Por acreditar que o ser humano é um ser social que toma consciência de si a partir dos outros e que, assim, se constitui a partir da relação dialética com outros sujeitos, foi realizado um diálogo teórico com Vigotski e Bakhtin. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo assumiu a perspectiva do estudo descritivo, com observação participante, pela pesquisadora se assumir como sujeito participante da pesquisa. A partir da abordagem qualitativa. Em suma, como resultado deste estudo, foi possível verificar que grande parte das pesquisas que abarcam a Síndrome de DiGeorge se inclinam em descrevê-la em suas características, peculiaridades e especificidades, demonstrando, assim, um olhar biologizante para os indivíduos que a possuem e diferentemente dessas pesquisas, este estudo buscou enxergar o sujeito para além da deficiência e foi evidenciado, por meio deste trabalho, que os alunos com SDG são capazes de aprender e se desenvolver como qualquer outro indivíduo e que o trabalho colaborativo é uma estratégia possível no processo educacional desses sujeitos. Além disso, a partir das características assumidas por estudo que se preocupa com os aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento, é válido ressaltar o ineditismo desta pesquisa na área educacional, já que, até a finalização desta tese, não foi encontrado nenhum outro trabalho voltado para esta temática.

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