FORMAÇÃO INICIAL PARA A EI NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Nome: BÁRBARA FERREIRA MATIAS BIANCH

Data de publicação: 11/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE COCO Orientador

Resumo: Esta pesquisa tematiza a formação inicial nos cursos de Pedagogia dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), ancorada em Bakhtin (1997, 2002, 2009, 2010, 2012, 2013), por meio da perspectiva qualitativa. Configurando-se como uma pesquisa exploratória, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se configura a formação inicial para a docência na EI (EI), no contexto dos IFs, das relações entre a vocação técnica e tecnológica institucional e a formação proposta nos cursos. Nesse contexto, esta investigação está vinculada ao Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para isso, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e os Currículos Lattes dos docentes por meio de análise documental. Além disso, como forma de dialogar com os docentes, foram enviados questionários on-line para o e-mail dos mesmos. Paralelamente, este estudo realizou a revisão de trabalhos constatando a escassez de estudos sobre os cursos de Pedagogia nos IFs (CÔCO; BIANCH, 2020). Sendo assim, se fez relevante a compreensão das políticas circundantes (BRASIL, 2006; BRASIL, 2015; BRASIL, 2017; BRASIL, 2019). No aprofundamento dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa são retomados os conceitos de memória de futuro e de alteridade (BAKHTIN, 1997) para refletir sobre os cursos de Pedagogia. Os resultados apontam para a presença da EI nos PPCs em que constata-se uma variação de zero a oito disciplinas teóricas obrigatórias por curso. Com menor frequência, apresentam as disciplinas optativas. Já os estágios para esta faixa etária estão presentes em todos os cursos com diferentes organizações. Analisou-se dados referentes à formação dos 532 docentes dos cursos de Pedagogia, apontando diversidade de especialidades, que denota uma potencialidade interdisciplinar na formação. As enunciações docentes sobre os cursos indicam desafios na integração das disciplinas que ministram com a especificidade da EI, além de examinarem as relações políticas e institucionais dos cursos. Apesar do baixo número de Pedagogos docentes, é enfatizado alto engajamento com os cursos. Por fim, reiterase a necessidade de discussão sobre a licenciatura nos IFs, especialmente sobre a Pedagogia, visto o cenário recente de reformulação dos cursos (BRASIL, 2019) e os debates em torno do mesmo, aliado ao crescimento do número de professores(as) da EI no Brasil.

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