O PEDAGOGO NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: PERFIL-FORMAÇÃO-ATUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL (CAMPUS SERRA) E NA ESCOLA ESTADUAL ARNULPHO MATTOS

Nome: WALDIRLENE TELLES COUTINHO BALDAN

Data de publicação: 21/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO LIMA Orientador

Resumo: O presente projeto de dissertação analisou o trabalho do pedagogo na educação básica integrada à educação profissional. Acreditamos que seu perfil, formação e atuação explicam a forma pela qual ele realiza a mediação cotidiana das questões discentes e docentes que se entrecruzam no interior do processo de escolarização e de profissionalização. Metodologicamente, intencionamos observar por meio de pesquisa qualitativa documental e de campo os vários aspectos que definem a práxis desse profissional situado nas redes públicas estadual e federal. Para tanto, realizamos um estudo comparativo do perfil, da formação e da atuação desse profissional na sua ação como gestor, formador e ou articulador do processo de ensinoapendizagem em duas realidades onde ocorre o ensino médio integrado ao ensino técnico. Tomamos o pedagogo que atua nessas realidades como intelectual orgânico que organiza, mobiliza e acompanha a prática escolar no sentido de promover a formação humana integral dos educandos. Inicialmente, analisamos os registros institucionais que descrevem as características dos perfis, dos vínculos e das condições de trabalho do pedagogo e, posteriormente, fizemos a escuta dos sujeitos da pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas (registradas em vídeos) para entender seu papel nesse tipo e etapa de ensino no Instituto Federal do Campus Serra e na Escola Estadual Arnulpho Mattos. A análise documental demonstrou 03 cargos na função de mediação pedagógica: na rede estadual o cargo de pedagogo e de coordenador pedagógico, no Ifes o cargo de pedagogo e TAE. Quanto ao elemento requisitos, na rede estadual exige a experiência na docência e há mais etapas nos certames. No quesito remuneração há disparidade salarial dos profissionais, os da rede federal recebem bem mais comparados aos da rede estadual, fato este implica na inserção, formação e na atuação do profissional pois revela as suas condições de trabalho, ademais percebemos muitas são as atribuições dos profissionais nesses espaços e suas responsabilidades irão variar de acordo com o contexto em que atuará. A fala dos sujeitos evidenciou ausência da prática da formação continuada junto aos professores, falta de formação dos professores da área técnica, a legitimidade pedagógica quanto ao reconhecimento e aceitação da autoridade do pedagogo resultam numa dificuldade para a atuação do pedagogo. Desse modo, o pedagogo deve assumir seu papel de mediador da prática pedagógica, como intelectual orgânico, reafirmando e ou ressignificando o seu lugar na educação profissional. Acreditamos que o atual contexto de transformações do ensino médio e do ensino técnico oferece ainda mais contradições para uma atuação pedagógica comprometida com a formação humana integral.

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