Um estudo sobre polígonos a partir dos princípios de Van Hiele.

Nome: JAILSON DOMINGOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/06/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
ISABEL CRISTINA RABELO GOMES Examinador Externo
LÍGIA ARANTES SAD Examinador Interno
LILIAN NASSER Examinador Externo
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

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Resumo: Este trabalho de mestrado com foco na educação matemática vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Nossa pesquisa de cunho qualitativo investiga visualização e caracterização inicial de polígonos a partir dos princípios de van Hiele, combinados com o uso de recursos didáticos. Procuramos responder ?pergunta: O que alunos e professores aprendem sobre polígonos e desenvolvimento do raciocínio geométrico quando utilizam tangram, geoplanos e construção de pipas em turmas do 6º ano do ensino fundamental? Neste trabalho o ensino de geometria está fundamentado por van Hiele, Pavanello e Lorenzato. Para analisar a relação entre resolução de problemas, recursos didáticos e o ensino de geometria, utilizamos Polya e Santos-Wagner. Usamos, na pesquisa de campo, um teste diagnóstico inicial e um final e, uma sequência didática composta por três blocos de atividades: um usando o tangram, outro com o geoplano e outro com construção de pipas. Nosso estudo foi desenvolvido de março a setembro de 2009, com alunos do sexto ano de uma escola municipal de Vila Velha, ES. Coletamos os dados por meio de entrevistas a alunos e atividades nas aulas com os blocos mencionados. Nossa análise das respostas dos estudantes nos testes diagnósticos e dos dados coletados no estudo nos indicam que tangram, geoplano e pipas são recursos didáticos que auxiliam no reconhecimento visual de polígonos e de suas características. As atividades didáticas da pesquisa auxiliaram a aprendizagem de conceitos geométricos, em particular a formação do conceito de polígonos e a discussão sobre polígonos convexos e não convexos. Verificamos que os alunos se interessaram pelas atividades, aprenderam com as mesmas e nos levaram a investigar como nomear polígonos com mais de 20 lados. Acreditamos que poderíamos explorar ainda mais o potencial desses recursos didáticos em termos de ensino e aprendizagem de geometria se nós tivéssemos preparado sequências didáticas menores entremeando o uso dos três recursos.

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