Educação Ambiental numa simbiose com a tradição e a história local na formação de professores

Nome: MARCIA MOREIRA DE ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/10/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador
MAURO GRUN Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno

Resumo: Este estudo procurou analisar a formação docente em educação ambiental dos/das educadores/as egressos/as da Escola de Pesca de Piúma, uma escola de ensino fundamental , que visava à formação de educandos/as os quais pretendiam exercer a profissão de seus pais , mantendo a tradição local diretamente ligada a questão pesqueira. No decorrer da pesquisa a escola teve suas atividades em 23 anos de atuação na comunidade, sendo estas encerradas e substituídas pelo Instituto Federal da Pesca(IFES), que está em fase de implantação. A análise objetiva trazer à tona o que esses docentes tem realizados em seus fazeres nos diversos contextos de aprendizagem para onde foram atuar após o encerramento das atividades da escola, principalmente no que tange às ações em educação ambiental. A utilização do termo biológico simbiose enfatiza a necessidade dos diversos entrelaçamentos históricos e socioambientais que emergiram durante a pesquisa, e surge como proposta de um estudo complexo e transdisciplinar para a compreensão das questões ambientais diante das ameaças dos processos globalizadores. A compreensão desses estudos culturais que atravessam a pesquisa, num cenário composto de ligações com o imaginário, o artesanato e outros fazeres diretamente ligados a esse processo de formação de grupos coletivos se deu pelo estudo da etnometodologia e da história oral. Ambas metodologias contribuíram para a compreensão da manutenção da tradição local diante dos empreendimentos que estão sendo implantados na região sul do ES, e principalmente afetam a área litorânea, comprometendo aspectos socioeconômicos locais. A compreensão da história local se faz presente para uma análise dos processos de colonização ainda tão evidentes na região, seguido dos relatos dos sujeitos que atuam de forma significativa na educação e na comunidade. Os docentes , que aqui denomino de sujeitos autopoiéticos fazem-se e refazem-se numa lógica recursiva diante desse cenário, lidando com questões emergentes presentes em suas narrativas que contribuem na construção de novos saberes/fazeres na educação ambiental.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910