A revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo(IHGES): intelectuais, civismo e educação.

Nome: TICIANA PIVETTA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/10/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno
SEBASTIÃO PIMENTEL FRANCO Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a representação de educação que atravessava o pensamento dos intelectuais do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Para isso, exploramos a Revista do IHGES, e nela encontramos como os intelectuais construíram uma narrativa que direcionava a consolidação dessa representação. O período escolhido para estudo foi de 1916 até 1935. Assim, nesse período histórico, analisamos qual era o ideal de educação desse determinado grupo intelectual, que esteve intrinsecamente ligado às ações do grupo pesquisado. Então, construímos toda uma trajetória do Instituto, bem como, a da própria Revista do IHGES, sendo analisados os dez primeiros números da mesma. Tratando-se de pesquisa no âmbito da História da Educação, utilizamos o método histórico (crítica interna e externa das fontes), com fundamentação na História Cultural, que privilegiou o conceito de representação em Chartier (1990), para investigar a Revista do IHGES. Isso permitiu dar vida aos sujeitos históricos, neste caso, os intelectuais desse Instituto, bem como, reconstruir e dar sentido ao seu pensar e agir. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que os intelectuais do IHGES tinham a intencionalidade de consolidar uma identidade de grupo, que buscou na existência de heróis o arrimo para seu ideal de educação que projetavam para o povo. Consideramos, então, relacionando o pensamento local com o nacional, que esse trabalho privilegiou o contexto da intelectualidade em seu espaço de sociabilidade e como suas ideias repercutiram na Educação.

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