Desenho: diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani

Nome: RENATA LUCIA DE ASSIS GAMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/06/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR PEREIRA COLA Orientador
HIRAN PINEL Examinador Interno
LEDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa busca investigar nos desenhos das crianças Guarani, suas relações com seu ambiente natural e cultural, buscando o olhar das mesmas sobre o seu próprio universo, para que conheçamos aspectos de seus costumes e tradições. Para este fim realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na escola indígena Guarani do município de Aracruz (Espírito Santo), com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram abordadas teorias sobre desenho infantil contidas nas obras de Iavelberg, Brent Wilson, Cola, entre outros autores que consideram o desenho como produto cultural de uma determinada sociedade. Os dados coletados foram analisados baseando-se na semiótica greimasiana, com ênfase no plano de expressão e conteúdo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910