Relações na fala presentes no desenho e na escrita de crianças na educação infantil: um estudo de caso

Nome: FERNANDA COUTINHO LOPES RAPOSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/07/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR PEREIRA COLA Orientador
ERCILIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE PAULA Examinador Externo
HIRAN PINEL Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho busca investigar as relações da fala da criança presentes em seus desenhos e em sua escrita, levando-se em consideração que a linguagem não verbal tem a mesma função da linguagem verbal, pois se trata de expressão e comunicação produzindo conhecimento em um sistema simbólico. A questão qualitativa foi bastante significativa, compreendendo-se que a pesquisa tipo estudo de caso foi a que demonstrou ser mais adequada à investigação. A pesquisa buscou compreender o desenho como significado e os símbolos como intrínsecos ao desenho. Antes das análises dos desenhos coletados foi feito uma revisão fundamentada em autores que analisam as etapas dos desenhos de crianças em diferentes faixas etárias, dentre os quais podemos citar: Iavelberg (2006), Kellogg (1969), Lowenfeld (1976), Luquet (1927) dentre outros. Fundamentada nestes autores, procedeu-se as análises individuais do desenho e da fala de cada criança analisada.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910