Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública

Nome: JANAINA SILVA COSTA ANTUNES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/08/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Orientador
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Interno
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Interno
NORMA SANDRA DE ALMEIDA FERREIRA Examinador Externo

Resumo: Este trabalho integra os estudos do grupo de pesquisa Alfabetização, leitura e escrita da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Teve por objetivo analisar as práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola do Sistema Público Municipal de Ensino de Vitória, ES. A escolha do tema teve relação estreita com questionamentos profissionais e pessoais, além de promover reflexões sobre a baixa proficiência em leitura, um tema que tem interessado a pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Para isso, adotou a metodologia de estudo de caso e utilizou o recurso da observação participante em sala de aula como principal estratégia de produção de dados. Ainda fez uso de entrevistas com os sujeitos envolvidos na investigação, além de fotografias, filmagens e registros de áudio para constituir o corpus da pesquisa. Os dados foram organizados a partir das finalidades com que a leitura era trabalhada em sala de aula. O percurso de análise buscou compreender o modo como os sujeitos interagiam com a leitura, os objetivos que orientavam as atividades e como os procedimentos de ensino aprendizagem influenciavam no processo de constituição do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental da escola pesquisada. Os resultados do estudo indicam que as práticas de leitura nas turmas envolvidas visavam à realização de tarefas na grande maioria dos eventos que aconteceram na sala de aula. As discussões desenvolvidas contribuíram com as reflexões sobre o ensino aprendizagem da leitura, ressaltando a necessidade de constituição de práticas de ensino que tratem a leitura como uma atividade dialógica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910