A institucionalização da Geografia escolar e sua espacialidade nos oitocentos na província capixaba (1843/1889).

Nome: MIZAEL FERNANDES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/12/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARNALDO PINTO JUNIOR Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Externo
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Resumo: No presente trabalho, investigamos o processo de institucionalização e a espacialidade da Geografia escolar na Província do Espírito Santo nos oitocentos. Analisamos a sua importância e a oferta nas instituições de ensino, bem como os materiais de estudo desta disciplina para compreender que Geografia era aquela. As principais fontes que utilizamos nesta pesquisa foram leis, regulamentos, relatórios de presidentes da Província; relatórios de inspetores da Instrução Pública; fundos de governadoria; obras referentes à história do ensino de Geografia no Brasil e no Espírito Santo; e o livro Lições de Geografia escrito pelo Abade Gaultier, primeiro livro didático de Geografia utilizado na história da província do Espírito Santo. O recorte temporal desta pesquisa medeia entre 1843 ? marco da história da Geografia escolar no Espírito Santo com a inserção, no Liceu de Vitória, da Geografia escolar como disciplina autônoma ? e 1889, último ano do Império. Nesse período, verificamos que a Geografia se estruturou como disciplina específica do Ensino Secundário não sendo, entretanto ofertada na instrução primária.

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