Estudantes do Ensino Fundamental com Indícios de Altas Habilidades/Superdotação: interações e aprendizagens em uma oficina de tecnologia assistiva
Nome: SEBASTIÃO LUIZ BATISTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/12/2011
Banca:
Nome | Papel |
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HIRAN PINEL | Examinador Interno |
JUSSARA MARTINS ALBERNAZ | Orientador |
ORIVALDO DE LIRA TAVARES | Examinador Externo |
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO | Examinador Externo |
Resumo: Foi acompanhado um grupo de 17 estudantes com indícios de Altas habilidades/Superdotação do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e do Talento - CEDET de Vitória/ES, participantes de uma Oficina de Tecnologia Assistiva, criada como aporte prático para o ensino-aprendizagem de conteúdos teóricos escolares, em especial, de matemática, utilizando recursos computacionais. A metodologia foi de cunho qualitativo com predominância da observação do tipo participante. As atividades realizadas no contra turno escolar, em 2010 foram semanais, com quatro horas de duração. Houve 31 encontros, registrados por meio de filmes, áudios e diário de campo. Foi analisado o desenvolvimento e engajamento de estudantes e mediadores envolvidos no projeto denominado pelo grupo de Intelligent Traffic. Famílias, professores e coordenadores foram ouvidos em reuniões ou em relatos e entrevistas. O entendimento progressivo dos diversos conceitos de natureza interdisciplinar envolvendo dentre outras tecnologias, a robótica educacional foi analisado. Situações-problemas pensadas coletivamente e individualmente emergiram e foram solucionadas pelos estudantes com o apoio dos mediadores. O 28º encontro foi de apresentação dos resultados para a comunidade. Ponderações sobre formas de a escola abordar atividades com o grupo de adolescentes foram destacadas.