Produções Artístico-Culturais do Município de Serra: diálogos com o ensino da Arte na infância

Nome: MARIA ANGÉLICA VAGO SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/05/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
HIRAN PINEL Examinador Interno
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS Examinador Externo

Resumo: Este trabalho analisa as práticas educativas com crianças de uma turma de séries iniciais do ensino fundamental, na Escola de Ensino Municipal Jorge Amado Serra/ES. Investiga a construção imagético/discursiva infantil, a partir de propostas envolvendo diálogos entre as crianças e as produções artístico-culturais da região. A pesquisa é embasada no estudo do conceito de mediação, imaginário e apropriação interativa no cotidiano, em VIGOTSKI, BENJAMIN, KRAMER, VASCONCELLOS e SARMENTO. Propõe reflexões sobre o entendimento de criança como sujeito protagonista em seu contexto vivido. Para as análises de leituras de imagem e arte, encontra aporte teórico em COLA, CIAVATTA e SCHUTZ-FOERSTE. A metodologia de estudo de caso participativo/colaborativo dos sujeitos envolvidos, com abordagem qualitativa, fundamentou a pesquisa. O registro sistemático, a partir do olhar sensível, com filmagens, fotografias e diário de campo, serviu de base para a triangulação com leituras e análise os dados. As observações e intervenções no espaço escolar em tempos fundamentais e articulados, a saber: coleta, sistematização, retorno e análise, possibilitaram avanço metodológico na pesquisa. A intervenção fomentou exercícios verbo-visuais e experiências capazes de desencadear processos reflexivos e novos dados. O retorno dos dados favoreceu o diálogo e (re)significou novos dados produzidos. Esse processo objetivou compreender como o envolvimento/diálogo das crianças com as produções artístico-culturais do município de Serra contribui para (re)significar e ampliar repertórios imagéticos/discursivos na infância

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910