Processos de formação e práticas docentes na constituição histórica da Educação Física escolar no Espírito Santo, nas décadas de 1930 e 1940.

Nome: TATIANA BOREL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/05/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Examinador Externo
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador
TARCÍSIO MAURO VAGO Examinador Externo

Resumo: O estudo analisa a constituição da Educação Física Escolar no Espírito Santo, nas décadas de 1930 e 1940. Utiliza, como marcos temporais, a criação do Departamento de Educação Física do Espírito Santo, ocorrida em 1931, e os processos que envolvem a Educação Física Escolar no Espírito Santo, durante a Era Vargas (1930-1945). Examina as ideias que circulavam no Curso de Formação da Escola de Educação Física do Espírito Santo, criada em 1934, bem como suas relações com a prática desenvolvida pelos egressos dessa instituição nas escolas capixabas, evidenciando a Educação Física desenvolvida no Ginásio do Espírito Santo e no Jardim de Infância Ernestina Pessôa, estabelecimentos de ensino de grande importância no Estado, no período analisado. Utiliza, como fontes: relatórios da Escola de Educação Física e da Inspetoria, recortes de jornais diversos, artigos publicados na Revista da Educação (1934 -1937) e na Revista de Educação Física (do Exército 1933-1941), pautas dos professores, relatos de sujeitos que vivenciaram a Educação Física Escolar, regulamentos e documentos diversos que indiciam o modo como se constituía a Educação Física capixaba no período analisado. Descreve um panorama histórico a respeito dos aspectos que tangenciaram a formação de professores de Educação Física e as práticas desenvolvidas por eles nas escolas capixabas. As proposições de Carlo Ginzburg e Marc Bloch permitiram analisar a diversidade de fontes encontradas. Dentre os aspectos analisados estão: os espaços reservados à prática, as diretrizes e as orientações para o ensino, a criação e a atuação de agremiações esportivas, professores que se destacaram nessa área no Estado, dentre outros. As discussões finais indicam que a formação de professores de Educação Física no Espírito Santo, apesar de ter passado por algumas dificuldades estruturais, se destacou em âmbito nacional, servindo de modelo para outros Estados do Brasil. A Educação Física nas escolas capixabas, mesmo com as situações mais adversas, era desenvolvida e constantemente destacada nos meios de comunicação, como revistas e jornais locais.

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