Prática de alfabetização no município de Viana, no período de 2000 a 2009.

Nome: GILCIANE OTTONI PINHEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/03/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Orientador
EDWIGES GUIOMAR DOS SANTOS ZACCUR Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno

Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar, a partir de cadernos escolares, tendências assumidas por professores alfabetizadores do município de Viana (ES) para o ensino da leitura e da escrita no período de 2000 a 2009. Busca responder às seguintes questões: quais conhecimentos sobre o sistema de escrita têm sido ensinados na fase inicial de alfabetização no município pesquisado? Sobre quais conteúdos/conhecimentos os professores de Viana têm colocado maior atenção para ensinar os alunos a ler e a escrever? Teoricamente, esta pesquisa fundamentou-se nas contribuições de Bakhtin e outros autores, como Gumperz (1991), Braggio (1992), Graff (1994), Macedo (2000), Gadotti (2005), Gontijo (2000, 2005, 2008), Veiga (2007) e Pérez (2008), que abordam diferentes dimensões da alfabetização. A metodologia utilizada foi a análise documental, que teve como corpus 28 cadernos de alunos e 22 cadernos de professores. As análises dos cadernos revelaram que o ensino proposto para a aprendizagem da leitura e da escrita vem sendo pautado por bases teóricas e metodológicas de cunho mecanicista que têm enfatizado um trabalho pedagógico baseado na aprendizagem do alfabeto com ênfase na noção de sílaba. Nesse processo, os exercícios evidenciaram que tem havido uma gradação extremamente lenta de introdução do aprendiz em práticas de leitura e de escrita que tomem o texto como unidade de significação produzida por sujeitos em diferentes situações de interação. Os cadernos dão indícios de que a alfabetização, no município pesquisado, vem sendo compreendida como um processo restrito à aquisição de habilidades mecânicas do código linguístico.

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