A leitura literária em espaços não escolares e a universidade: diálogos possíveis para novas questões na formação de professores

Nome: LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/11/2012
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
BERND FICHTNER Examinador Externo
DELAINE CAFIERO BICALHO Examinador Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Examinador Externo
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno

Páginas

Resumo: A pesquisa tem como objetivo o ensino de literatura na formação de professores, no que diz respeito às relações estabelecidas entre a Universidade e os espaços não escolares, a partir da crença no viés social da literatura e da leitura que não se configura apenas no interior do ambiente escolar, perpassando, pois, nossas relações e práticas sociais (BENJAMIN, 1996; FREIRE, 1987, 1996). Buscam-se responder questões como: é possível estabelecermos diálogos entre a literatura trabalhada na Universidade e a literatura vivida em espaços não escolares? Que professor de Literatura e Língua Portuguesa pretende-se formar nos cursos de graduação? Que mudanças poderiam ser realizadas nos estágios supervisionados de Letras-Português e Pedagogia a partir da inserção da leitura literária em projetos sociais que extrapolam o universo escolar? Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, cujo foco centra-se na observação participante, com intervenção e com algumas particularidades da pesquisa-ação. Nossas ações investigativas aconteceram por meio de oficinas literárias com graduandos de Letras e Pedagogia, em espaços não formais de educação asilos, casas de passagem, casas de cultura e outros espaços que nos permitiram um movimento exotópico (BAKHTIN, 2000, 2010) a partir da articulação entre as diferenças advindas dessas práticas de leitura e as questões provocadoras de uma redefinição da profissionalidade docente (NÓVOA, 1992, 2002, 2009; ZEICHNER, 1997, 2000, 2008). Os resultados apontam para a reformulação dos estágios supervisionados devem estar pautadas em debates que promovam a integração do professor de Literatura em qualquer espaço social que permita seu movimento consciente e responsável de participação na cultura.

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