Valores em circulação - A Gazeta na sala de aula.
Nome: MARILENE LEMOS MATTOS SALLES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 17/10/2012
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLAUDE EMMANUEL LABRUNIE | Orientador |
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
GERALDO CARLOS DO NASCIMENTO | Examinador Externo |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Orientador |
Resumo: Este estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. Trata-se de uma pesquisa na área de Educomunicação, campo que estuda a interface comunicação e educação, com o intuito de analisar o programa A Gazeta na Sala de Aula, da Rede Gazeta, maior empresa de comunicação do Espírito Santo. O Programa, que é vinculado à Associação Nacional dos Jornais, está presente em 348 escolas municipais do Espírito Santo, envolvendo quase 30 mil alunos. O objetivo é identificar a concepção de educação defendida pela empresa de comunicação, por meio de um projeto de cunho pedagógico que tem como proposta a formação de leitores críticos. Para a análise, apoiamo-nos no referencial teórico-metodológico da Semiótica Discursiva e da Sociossemiótica. A partir do percurso gerativo de sentido, buscamos compreender a construção do enunciador de A Gazeta na Sala de Aula enquanto sujeito credível, que leva o enunciatário a confiar no seupoder-fazer e saber-fazer. Para isso, tomamos como corpus de análise as Oficinas Pedagógicas realizadas pelo Programa no ano de 2011. A pesquisa possibilitou identificar como a Rede Gazeta se apresenta enquanto sujeito competente para a formação de professor e quais valores ela coloca em circulação no espaço escolar