Arte e Educomunicação mediando o processo de produção audiovisual de um grupo de jovens

Nome: PRISCILA LORENA VALADÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Examinador Interno
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
ISMAR DE OLIVEIRA SOARES Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação, vinculada a linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo UFES busca responder a pergunta: de que forma as práticas educomunicativas que se utilizam da linguagem audiovisual na produção de vídeos, podem mediar o processo de construção de identidade de jovens estudantes de uma instituição de educação formal? Após um levantamento sobre as pesquisas desenvolvidas em inúmeras Instituições de Ensino em todo pais e a leitura de materiais relacionados a linguagem, mídia, comunicação, mediação, educação e juventude, surgiram algumas metas a serem atingidas ao longo da pesquisa: (1) identificar as praticas educomunicativas que tem mediado o processo de construção do conhecimento com jovens na educação formal em interface com as mídias e as novas tecnologias. (2) identificar dentre as praticas educomunicativas que meios de comunicação de massa são privilegiados e trabalhados por esses jovens. (3) identificar que conceitos de mediação, educomunicação, juventudes e identidades, tem-se constituído nesta pesquisa. (4) analisar processos de apropriação da linguagem audiovisual através da produção de vídeo. (5) compreender as relações, diálogos e articulações dos jovens com o vídeo e como a produção de audiovisuais auxiliam em seu processo de construção de identidade. Entendendo as juventudes (no plural) como uma construção histórica, social, cultural e relacional. Utilizamos como mediadores desses processos a educomunicação e a Arte, onde propomos um dialogo com autores que compreendem a linguagem como uma interação social (Vygotsky e Baktin), passando ao conceito de linguagem como reflexo de ideologia(Bakhtin e Orlandi), linguagem dos meios de comunicação de massa (Guareschi, Franco, França e Soares), as juventudes (Abramo, Abramovay, Freitas, Signorini, e Sposito) e mediações (Lins, Foerste,Lukács, Martin-Barbero, Masetto, Pino e Moran), buscando por meio deles dimensionar conceitos como mediação, linguagem, midiática, educomunicação e juventudes.

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