Formação continuada de gestores públicos de Educação Especial: constituindo caminhos

Nome: JULIANA DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI Examinador Externo
SONIA LOPES VICTOR Examinador Interno

Resumo: Este estudo tem como objetivo geral acompanhar os processos de concepção, sistematização, planejamento e materialização do Curso de Formação Continuada para Gestores Públicos em Educação Especial, oferecido pelo convênio Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O trabalho de pesquisa-ação-formação envolveu profissionais de 78 municípios do Estado do Espírito Santo, atuantes na coordenação da Educação Especial nos contextos das Secretarias Municipais e Superintendências Estaduais de Educação. Os cursistas foram organizados em duas turmas (Turma 01 e 02), e nesta pesquisa de Mestrado traremos os movimentos constituídos com a Turma 02, composta pelos municípios da Região Metropolitana e Noroeste do Estado do Espírito Santo. A turma 02 era composta por 58 profissionais da Educação. O processo de investigação tomou a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica como aporte metodológico que favoreceu a constituição de três momentos que sustentam a problematização dos dados produzidos pelo Curso de Formação de Gestores Públicos de educação Especial. O primeiro traz as ações direcionadas para a composição do currículo do curso; o segundo, os encontros presenciais para colocar em ação o currículo proposto; o terceiro, a realização de atividades não presenciais que compreendia o aprofundamento teórico e a elaboração de planos e projetos de intervenção no contexto dos municípios em que atuavam esses gestores. Como aporte epistemológico, buscamos aproximações nas teorizações de Freire, Nóvoa, Zeichner, Tardif e Lesseard. O processo de produção de dados se efetivou de Março a Novembro de 2011, período em que se desenrolou a dinâmica formativa. Como instrumento de coleta de dados, apoiamo-nos nas transcrições dos encontros realizados com os cursistas, relatórios, artigos produzidos pelo grupo sistematizador e questionários aplicados aos cursistas. Como resultados deste estudo de Mestrado, ganha destaque a importância de investimento na formação dos profissionais que exercem a gestão da Educação Especial, a potência do aprofundamento teórico-prático sobre a Educação Especial para a implementação de políticas públicas inclusivas e a possibilidade de constituição de propostas formativas que tomam os desafios da prática como elementos disparadores de novos/outros movimentos

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