Imprensa e Impressos para a civilidade da infância: representações e apropriações (Vitória na segunda metade do séculi XIX)

Nome: LUCIANE PARAISO ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HELENICE APARECIDA BASTOS ROCHA Examinador Externo
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador
VALDETE CÔCO Examinador Interno

Resumo: A dissertação, desenvolvida no âmbito do PPGE/UFES, estuda as representações sobre a infância que circularam nos jornais capixabas publicados em Vitória entre os anos de 1849 e 1869 e as representações para a infância que circularam em impressos com a intenção de educar e instruir, como alguns compêndios. Partimos do pressuposto que a infância é uma construção histórico-social-cultural e elaboramos a seguinte questão norteadora: as representações sobre a infância e para a infância que permeavam os textos dos intelectuais capixabas estavam enlaçadas a que interesses políticos, econômicos e sociais? Tivemos como hipótese que a presença de representações sobre e para a infância nos textos dos intelectuais capixabas (impressos e imprensa) estava permeada por apropriações de textos nacionais e internacionais, resultantes da circulação dessas representações. Concluímos que os textos estudados revelam o direcionamento da circulação de representações e suas apropriações, com o objetivo de formar futuros adultos e cidadãos imersos em uma dada leitura de civilidade. Nossas principais fontes foram os jornais Correio da Victoria, A Regeneração, O Tempo e o Jornal da Victoria e os impressos Compendio da Grammatica Portugueza para uso das escolas primarias (Luis da Silva Alves de Azambuja Suzano), História de Simão de Nantua ou o mercador de feiras (Laurent de Jussieu) e Thesouro de meninos(Pedro Blanchard). Fundamentamo-nos no esquema conceitual de Roger Chartier e nas noções de civilidade de Elias e intelectuais de Sirinelli. A pesquisa contou com bolsa da FAPES

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