História de vida pessoal e profissional de uma professora do campo

Nome: ANDRÉIA WEISS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/04/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUIZA RUSCHEL NUNES Examinador Externo
CÉSAR PEREIRA COLA Examinador Interno
HIRAN PINEL Examinador Interno
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador
TANIA MARIA ESPERON PORTO Examinador Externo

Resumo: O trabalho investiga uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atua em uma escola do campo no município de Alegre-ES para compreender como a história de vida possibilita a compreensão da trajetória pessoal e profissional da professora de uma escola do campo e, nesse atuar, reconstituir o que é ser professora do campo. Objetiva construir e sistematizar de forma contextualizada a trajetória da professora do campo de Alegre a partir das narrativas visuais (fotografias) e verbais oriundas das conversas/diálogos entre professoras (pesquisadora e pesquisada) e da análise de documentos (escritos). Utiliza como fundamentação a metodologia de história de vida e os teóricos Moita (2007), Goodson (2007), Fontoura (2007), Nóvoa (2007), Santos (2004) e Bosi (1994). Conclui que a proximidade construída entre pesquisadora e pesquisada foi imprescindível para se estabelecer o vínculo de confiança e cumplicidade para o desenvolvimento da metodologia de História de Vida. Ressalta que ser uma professora do campo na perspectiva da pesquisada é ter a sua vida familiar intermediada por sua vida profissional, perceptível pelos momentos em que a escolha profissional foi e é apoiada pela família, como a base para sua decisão de voltar a estudar e realizar as formações ao longo de sua trajetória profissional. Por sua vez, a história profissional está baseada em sua vivência, na sua experiência e nos conhecimentos teóricos advindos de suas formações, dando suporte a sua ação e percepção de como ser professora. No entanto, ser professor também está relacionado com as políticas públicas de formação e atuação docente do campo que, dependendo das mudanças de governo, podem ser incentivadas, enquanto em outros momentos, serão extintas ou abandonadas.

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