Ensino médio, currículo e cotidiano escolar: sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais.

Nome: SERGIO MAJESKI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Orientador
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho foi movido pela nossa preocupação e interesse pela questão educacional no Brasil, especialmente por nossa afinidade com o Ensino Médio. Num primeiro momento explanamos questões gerais sobre essa etapa de ensino para, em seguida, problematizar as três principais políticas oficias para o Ensino Médio na atualidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as questões curriculares e os entendimentos/usos que os sujeitos praticantes fazem desses instrumentos nos cotidianos da escola. Em meio a problematização dessas políticas, estão as falas dos professores e alunos sobre os assuntos relacionados às mesmas. Tentamos elucidar a importância que tais políticas têm para os atores do cotidiano escolar e levantar questionamentos sobre o arcabouço legal criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Constatamos que grande parte das orientações oficiais não são plenamente assimiladas/usadas ou conhecidas na escola, onde os sujeitos praticantes adotam mecanismos de trabalho de acordo com suas necessidades. A problematização das políticas evidenciou a importância crescente do ENEM, o que nos leva a crer que cada vez mais todos os projetos e orientações destinados ao Ensino Médio terão como pano de fundo esse exame.

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