OS Efeitos da Rede em Educação: uma Experiência no Municício da Serra-ES

Nome: CLEVER MANOLO COIMBRA DE OLIVEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/03/2015
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
HELIANA DE BARROS CONDE RODRIGUES Examinador Externo
SILVANA MENDES LIMA Examinador Externo
ANA LUCIA COELHO HECKERT Examinador Interno
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador

Resumo: Esta tese pretende discutir o modo como as redes em educação vêm sendo pensadas. O termo rede é utilizado amiúde para descrever um certo modo de organização que aglutina diferentes instâncias e aparelhos conectados por uma política pública. Entretanto, as redes que se tecem no cotidiano das políticas operam também por linhas de desterritorialização, conectando-se com outras políticas e aparelhos e engendrando arranjos singulares. A escola, objeto central nas políticas de educação, pode ser pensada como um ponto em uma rede delimitada pela própria política de educação, mas também pode ser pensada como uma multiplicidade em uma rede que está sempre se fazendo. Pensar a escola deste modo implica considerá-la a partir das conexões que a constituem como um efeito na rede. Na construção de nossas análises os principais referenciais teóricos foram Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault e Paul Veyne. Além de outros autores e pesquisadores do campo social. Esta pesquisa pretendeu analisar as práticas de rede em educação e seus efeitos no contemporâneo.

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