As Interações da Cultura Midiática na Escola

Nome: MARIA NAZARETH BIS PIROLA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 31/03/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANALICE DUTRA PILLAR Examinador Externo
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Externo
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Examinador Interno

Resumo: Pesquisa as interações da cultura midiática na escola. Problematiza o alto índice de consumo de mídia na atualidade e justifica a necessidade de pesquisas que deem conta de entender os sentidos dessa teia de interações, em especial a construção de sentido, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática. Adota como referencial teórico-metodológico a sociossemiótica baseando-se em Algirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Ana Cláudia Oliveira e outros. Escolhe uma escola municipal, situada em Jardim Camburi, Vitória/Espírito Santo, como locus e sujeitos de estudo. Propõe como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, descritiva e sociossemiótica, com tratamento de dados de forma qualitativa, com os métodos da observação participante, conversação, entrevista em profundidade e da pesquisa semiótica. Usa na coleta de dados as anotações em diário de bordo e fotografias. Contribui para o entendimento da construção de sentido que se estabelece, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática, e apresenta sugestões de diálogo construtivo a ser promovido pela escola.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910