SENTIDOS da Educação Infantil para As Famílias Que Buscam Matrículas Nessa Etapa da Educação Básica: Ressonâncias na Formação e no Trabalho Docente

Nome: KALLYNE KAFURI ALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/04/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE CÔCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno
SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ Examinador Externo
VALDETE CÔCO Orientador
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa desenvolve-se no campo da Educação Infantil (EI), considerando seu percurso de afirmação no cenário social, ecoando numa demanda crescente que agita a luta em busca de sua expansão. Focaliza os sentidos sobre a EI que emergem nas vozes dos familiares das crianças no contexto da fila de vagas para matrículas em uma instituição de EI da Grande Vitória. Para a composição deste estudo, utiliza metodologia de abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de observação, entrevista com familiares e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Instituição de EI. Para os registros e análises, além do diário de campo, foram utilizadas fotos realizadas nas filas de vagas para matrículas. Focaliza os sentidos sobre a EI com vistas a apresentar suas ressonâncias na formação e no trabalho docente. Alia-se à perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana de encontro com o outro, considerando a processualidade dos sentidos na constituição da realidade (BAKHTIN, 1993, 1997, 2006, 2010a, 2010b, 2011) articulados com o contexto das políticas educacionais (BALL, 2011, 2004, 2005) e a especificidade do campo da EI (ROSEMBERG, 1986, 1989, 1999, 2001, 2002a, 2002b, 2010). A partir dos sentidos dos familiares sobre essa etapa, analisa quatro eixos, tematizando as concepções sobre a EI e as motivações para matrículas, a estrutura física e serviços oferecidos às crianças e às suas famílias, o trabalho pedagógico e o trabalho docente no diálogo com a comunidade. Os resultados indicam que os sentidos dos familiares sobre a EI informam muitas entradas informativas que vão desde as relações com os profissionais da instituição às políticas públicas educacionais. Ressoam, a partir dos dados captados, quatro eixos de reflexão sobre a formação e a docência que dizem respeito às referências de instituição de EI na comunidade; às expectativas quanto à docência e quanto às aprendizagens na EI; à dimensão política no que se refere ao acesso das crianças nessa etapa; e à formação docente atenta às especificidades do trabalho com as crianças e seus familiares.

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